terça-feira, 27 de novembro de 2012

VITAMINA ‘A’ É OFERECIDA DE GRAÇA PARA CRIANÇAS NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE...


FONTE: Agência Saúde, TRIBUNA DA BAHIA.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a alimentação pobre em Vitamina A pode causar cegueira e reduzir a defesa do organismo das pessoas, principalmente das crianças. Atualmente, no Brasil, cerca de 20% das crianças de 6 meses a 5 anos sofrem com a falta da substância.

Para diminuir esse número, o Ministério da Saúde passou a oferecer a dose da vitamina A, de graça, para os pequenos, em todo o Brasil, nas Unidades Básicas de Saúde.

A vitamina A pode ser encontrada, por exemplo, na abóbora, na cenoura, em frutas como o pequi, buriti, manga, mamão, goiaba, no fígado de boi e de galinha, e também no agrião, brócolis, couve e no almeirão.

A técnica da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde Gisele Bortolini explica que a alimentação saudável das crianças deve começar antes mesmo de elas nascerem. Segundo ela, a alimentação da mãe na gravidez é essencial para as crianças se acostumarem com o sabor dos alimentos.

A falta da Vitamina A no organismo pode provocar vários problemas. "Uma criança que fica deficiente em vitamina A aumenta o risco dela ter doenças como diarreia, infecções, problemas respiratórios. A deficiência da vitamina A também está associada à dificuldade de visão das crianças e também com a questão da mortalidade", afirma Gisele Bortolini .

Nenhum comentário:

Postar um comentário