domingo, 23 de dezembro de 2012

40% DOS BRASILEIROS COM CONTAS EM ATRASO DEVEM ALGUMA PARCELA DO CARTÃO...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

     

Estudo encomendado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) sobre o perfil e o planejamento das finanças pessoais do consumidor brasileiro concluiu que 38% dos entrevistados com contas atrasadas possuem alguma fatura não liquidada no cartão de crédito, sendo que destes, 82% afirmam que essas contas estão há mais de 90 dias atrasadas.

Na avaliação da economista do SPC Brasil, Ana Paula Bastos, para usufruir das vantagens de um cartão de crédito, antes de qualquer coisa, o consumidor precisa ter clareza de que não pode gastar mais do que efetivamente tem. “O cartão de crédito trouxe conveniência e segurança porque viabiliza o poder imediato de compra, mesmo que o consumidor não disponha de dinheiro no momento do uso, mas é necessário aprender a usá-lo corretamente para evitar contratempos”, pondera.

Compreender minimamente os mecanismos de funcionamento no sistema de cobrança do cartão de crédito torna mais fácil utilizá-lo de maneira comedida, evitando sustos no recebimento da fatura ou inclusão do próprio nome em bancos de dados de proteção ao crédito.

Pagamento integral da fatura x crédito rotativo.

O problema de comprar parcelado com cartão de crédito e não pagar o valor total da fatura é ter de enfrentar as altas taxas de juros aplicadas em operações no Brasil. No entanto, descontada a anuidade, o custo do cartão de crédito pode ser zero, se o consumidor tiver condições de pagar a fatura com o valor integral e na data de vencimento.

Enquanto 93% dos consumidores adimplentes se organizam e conseguem pagar 100% do valor das faturas na data do vencimento, 24% dos consumidores inadimplentes optam pelo chamado “crédito rotativo”, em que pagam apenas o valor mínimo da parcela (em média corresponde a 20% do valor integral da fatura). A diferença restante é cobrada na fatura seguinte e assim sucessivamente, além de juros embutidos.

85% desses consumidores inadimplentes que pagam somente uma parte da fatura cobrada pelo cartão de crédito admitem não ter conhecimento sobre a taxa de juros cobrada por esse tipo de financiamento.

“É um caminho complicado de sair. Antes de optar por uma forma de pagamento, é recomendável avaliar as vantagens e desvantagens, calculando os juros do período para o saldo devedor, uma vez que eles incidirão sobre o que for financiado”, alerta a economista Ana Paula

Perfil do consumidor inadimplente.

-- 38% possuem compras com parcelas em atraso no cartão de crédito

-- 24% pagam apenas parte da fatura

-- 85% desconhecem como são os juros são cobrados

O SPC Brasil recomenda que antes de tentar uma negociação com o banco ou procurar ajuda profissional, é importante montar uma planilha de gastos para se ter uma noção do tamanho da dívida e do quanto é cobrado de juros. Somente dessa maneira o consumidor saberá o valor da parcela que caberá no próprio bolso. “É mais recomendável quitar essa dívida com recursos obtidos por meio de algum empréstimo bancário, por exemplo, do que continuar pagando faturas cumulativas e cada vez maiores por causa de juros exorbitantes”, alerta Ana Paula.

Realizada em todas as capitais brasileiras com 1.277 entrevistados, a pesquisa com os consumidores inadimplentes e adimplentes tem margem de erro de 4% e 3,8%, respectivamente, e intervalo de confiança de 95%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário