sábado, 22 de dezembro de 2012

CASOS DE MORTES NO MAR SOBEM 1000%...


FONTE: Leidiane Brandão, TRIBUNA DA BAHIA.

Dados da Capitania dos Portos da Bahia apontam que de janeiro a novembro deste ano 11 pessoas desapareceram no mar nas águas de jurisdição da Capitania, que compreende desde Mangue Seco até Maraú, abrangendo 17 municípios costeiros. Em 2011 ocorreu apenas um caso.

Os quatro pescadores do saveiro “Boa Esperança” que estão desaparecidos desde o dia 26 de novembro no mar na região de Jauá entraram para a estatística.

De acordo com informações da Capitania dos Portos, os perigos no mar estão relacionados essencialmente às condições do tempo. Segundo a Capitania, a região de maior risco para o navegador é aquela localizada em mar aberto, onde não há áreas abrigadas, protegidas, para o caso de uma necessidade eventual. Todo navegador, antes da partida, deve consultar as condições do tempo. Em áreas abrigadas, o risco advém de locais com baixa profundidade e com presença de rochas, o que poderá causar o encalhe ou afundamento da embarcação.

A Capitania dos Portos alerta que em caso de naufrágio ou acidente na qual a embarcação apresente risco iminente, os envolvidos devem vestir o colete salva-vidas e abandonar a embarcação. Em seguida, deve ser dado o alerta, por meio de rádio ou sinalizadores, para as embarcações que se encontrarem na área, as entidades náuticas, marinas e Capitania, a fim de que seja providenciado auxílio.

Esperança.

Edson Ricardo Oliveira, 35 anos, sobrinho do pescador Egídio dos Reis que está desaparecido desde o dia 26 de novembro quando pescava com outros três amigos, disse que “a esperança de encontrar o tio ainda está viva”. Ele afirmou que apesar de a Marinha ter encerrado as buscas, a família continua procurando os pescadores por terra.

“Temos esperança de encontrá-los todos vivos. Se não for esse o desejo de Deus, queremos encontrar os corpos para enterrá-los. É uma dor muito grande”, desabafou. Segundo Ricardo, os quatro pescadores tinham o costume de sair para o mar nos dias de terças e sextas. “Encontrar meu tio e seus amigos até o final do ano seria o melhor presente para os familiares. Todos estão angustiados sem notícias”, finalizou.

Cuidados que a pessoa deve ter antes de sair para o mar.

1 - Faça a manutenção correta da embarcação

2 - Tenha a bordo o material de salvatagem previsto nas normas da Marinha do Brasil

3 - Respeite a lotação da embarcação e tenha a bordo coletes salva-vidas para todos os tripulantes

4 - Mantenha os extintores de incêndio em bom estado de conservação e dentro da validade

5 - Ao sair, informe seu plano de navegação ao iate clube, marina ou condomínio a que estiver afiliado

6 - Carregue consigo algum equipamento de comunicação, celular, por exemplo

7 - Conduza sua embarcação com prudência e em velocidade compatível, a fim de evitar acidentes

8 - Se ingerir bebida alcoólica passe o timão para outra pessoa habilitada

9 - Mantenha distância das praias e dos banhistas

10 - Respeite sempre a vida, e seja solidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário