quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

CONHEÇA SETE BENEFÍCIOS EXTRAS DAS PÍLULAS ANTICONCEPCIONAIS...


FONTE: Monique Zagari Garcia (corpoacorpo.uol.com.br).

Você sabia que as pílulas têm efeitos positivos sobre a pele e cabelo? Confira esta e outras vantagens que o método contraceptivo oferece.


Que as pílulas anticoncepcionais ajudam a prevenir uma gravidez indesejada, todo mundo já sabe. Mas existem algumas outras vantagens em optar pelo seu uso – benefícios que muitas mulheres desconhecem. Contudo, lembre-se: somente um ginecologista saberá, entre tantas opções existentes no mercado, qual é a mais indicada pra você, para minimizar os efeitos colaterais no seu corpo. “A pílula vai ser escolhida de acordo com a idade, peso, presença ou não de intercorrências clínicas e também, pela própria queixa ou desejos da mulher: fatores como volume de sangramento, tensão pré-menstrual, tipo de pele, medo de engordar, cólica menstrual e se deseja ou não menstruar devem ser considerados”, ressalta o Dr. Eduardo de Souza, ginecologista e obstetra do Hospital e Maternidade São Luiz (SP).

As ginecologistas e obstetras Dra. Erica Mantelli (SP) e Dra. Denise Gomes, diretora-médica da Plena Clínica (SP) revelaram cinco benefícios da pílula anticoncepcional que auxiliam na saúde e na beleza da mulher:

1) Melhora dos incômodos pré-menstruais.

De acordo com a Dra. Denise Gomes, o uso do anticoncepcional provoca no organismo um estado de anovulação, ou seja, os ovários ficam inativos, não produzem seus hormônios, não ovulam. Esses hormônios ovarianos, produzidos em um determinado ciclo ao longo do mês, são os responsáveis pelos sintomas da famosa tensão pré-menstrual. “Como a produção fica suspensa pelo uso da pílula, todos os sintomas provocados por esses hormônios também serão controlados”, explica. Segundo a Dra. Erica Mantelli, o medicamento pode reduzir as cólicas menstruais em até 80%: “Com um fluxo sanguíneo menor, as contrações uterinas que ocorrem durante a menstruação são de menor intensidade, com redução importante da dor”.

2) Regularização do ciclo menstrual.

“As pílulas anticoncepcionais orais têm como principal mecanismo de ação a inibição da ovulação. Quando tomadas de acordo com a orientação médica, sempre nos mesmos horários e fazendo as pausas recomendadas para cada tipo de pílula, o fluxo menstrual fica regular devido à ação hormonal diária da pílula e a mulher tende a menstruar menos e com intervalos periódicos”, afirma a Dra. Erica Mantelli.

3) Efeitos positivos sobre a pele e cabelo.

A Dra. Denise conta que a pílula anticoncepcional pode ser indicada para tratamentos para acne, pois o medicamento aumenta a produção de colágeno, que mantém a pele firme e saudável. Em geral, mulheres com tendência à pele oleosa também têm um grande benefício com o uso da pílula: “O uso dos hormônios sintéticos contidos nas pílulas faz com que a mulher produza menor quantidade de hormônios androgênicos (semelhante ao hormônio masculino), que são os responsáveis pela oleosidade cutânea. As mulheres com cabelo oleoso também podem se beneficiar pelo método, mas em geral o cabelo tem menor impacto que a pele”, diz a médica.

4) Perda de peso.

Um estudo americano mostrou que metade das mulheres perde peso quando começam a tomar pílulas anticoncepcionais. “As pílulas que contém drospirenona (hormônio semelhante à progesterona) combatem a retenção de sódio e aumentam a eliminação de líquidos pela urina, reduzindo então o inchaço abdominal e das mamas com consequente redução de peso devido ao acúmulo de líquido”, informa a Dra. Erica.

5) Estimula a memória.

A pílula pode ajudar no desenvolvimento de algumas áreas do cérebro. A Dra. Erica explica: “Recentes estudos confirmaram o aumento de 3% da massa cerebral em mulheres que utilizam pílulas anticoncepcionais. Esse aumento ocorre principalmente na área cerebral responsável pela memória e habilidade social, estimulando a memória nas usuárias do medicamento”.

6) Contra doenças do coração.

Uma pesquisa escocesa apontou que mulheres que tomam pílulas têm menores taxas de doença cardíaca. Segundo a Dra. Erica, alguns anticoncepcionais que contém drospirenona atuam na redução da retenção de sódio, com redução da retenção de líquido pelo organismo. Isso ajuda na manutenção da pressão arterial em níveis normais, diminuindo o risco de doença cardíaca. “Porém existem anticoncepcionais que atuam de maneira contrária, ou seja, aumentam o risco de doenças cardiovasculares, sendo necessária a orientação médica para indicar ou contraindicar o uso do anticoncepcional”, alerta.

7) Proteção contra a endometriose.

“A endometriose é uma doença que depende do estrogênio endógeno, um dos hormônios produzidos pelos ovários, para o seu desenvolvimento. Quando usamos o anticoncepcional e impedimos a síntese hormonal ovariana, deixamos de nutrir os focos de endometriose, o que melhora o quadro. Nesses casos, é recomendado o método que contém somente progesterona, de uso contínuo. A progesterona é um antagonista dos estrogênios, o que favorece ainda mais o controle da doença”, garante a Dra. Denise.

Fique atenta!

É importante frisar que embora a pílula anticoncepcional possua inúmeros benefícios, ela também possui contraindicações e efeitos colaterais graves quando tomada de maneira errada e sem indicação médica. “A mesma pílula que pode ser benéfica para um tipo de organismo pode causar problemas sérios em outros, portanto, não ache que a pílula que sua amiga ou irmã usa pode servir para você. Consulte sempre seu ginecologista, pois ele saberá indicar o método contraceptivo correto para seu organismo”, orienta a Dra. Erica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário