domingo, 30 de dezembro de 2012

ESPECIALISTAS MOSTRAM OS RISCOS DO ÁLCOOL E DO REFRIGERANTE NO CALOR...



FONTE: Leidiane Brandão, TRIBUNA DA BAHIA.

    



   Com a chegada da estação mais quente do ano, o calor estimula o consumo de líquidos, as pessoas sentem mais sede e vontade de tomar aquela cervejinha, aquele refrigerante geladinho.

No entanto, especialistas alertam que, para manter o bom funcionamento do organismo, a população deve evitar ingerir bebidas alcoólicas e refrigerantes neste período quente, já que o refrigerante em excesso gera aumento de açúcar no sangue, e a cerveja eleva a pressão arterial e contribui para a obesidade.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a temperatura na sexta-feira (28),  chegou a máxima de 32°C e a mínima de 23°C. Ontem, a temperatura máxima chegou a 32.9°C e a mínima 23.5°C.

A nutricionista que atua na Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Cláudia Montal, recomenta que se evite refringentes no verão por conta do grande teor de sal e açúcar. “Deve-se também evitar bebidas alcoólicas, já que elas provocam desidratação. Água é o melhor alimento neste período de calor. Ingerir frutas e verduras que contenham bastante líquidos também é importante para uma boa nutrição, além de evitar o efeito perverso do calor”, ressaltou a especialista.

A nutricionista alerta que beber água não é suficiente para repor os sais minerais expelidos pelo suor. Ela ressalta que para manter o bom funcionamento do organismo, outros líquidos como a água de coco e sucos de frutas devem ser ingeridos com frequência.

Segundo a especialista, um adulto precisa tomar, em média, dois litros de líquido por dia, diversificando entre a água e sucos de frutas para que os nutrientes sejam renovados em seu corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário