sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

ESPECIALISTAS DESMENTEM EFICÁCIA DE "SUCO MILAGROSO" CONTRA O CÂNCER...


FONTE: Daniel Santos, do BOL, em São Paulo (noticias.uol.com.br).


Um texto que promete a cura natural do câncer através de uma mistura de limonada com bicarbonato de sódio tem circulado na internet de tempos em tempos, especialmente nas redes sociais. Supostamente divulgado por um "Instituto de Ciências da Saúde", o documento afirma que o limão "é um produto milagroso para curar as células cancerígenas". Além disso, chama atenção por informar que a receita milagrosa é "10.000 vezes mais forte que a quimioterapia". O BOL buscou a opinião de especialistas para avaliar a veracidade da "medicação cítrica" e confirmou que as informações são falsas - a receita chega a ser ingênua e não passa de uma "balela".

"A literatura médica desconhece evidências sólidas de que o limão ou a limonada com bicarbonato possam ser anticancerígenos e, muito menos, substituir tratamentos quimioterápicos", explicou Pilar Estevez Diz, oncologista clínica e coordenadora do ICESP (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo).

Pilar também rebate um trecho do texto que salienta que a cura através do "suco milagroso" acontece porque o extrato da fruta altera o pH (potencial hidrogeniônico que indica o índice de acidez, neutralidade ou alcalinidade do organismo, além de regular o metabolismo). Ela explica que não é apenas a alteração de pH que leva à cura da doença e ressalta que toda linha de terapia para o câncer passa por investigações rigorosas. "É importante desmitificar essa informação, que chega a ser ingênua, porque se deve pensar na segurança do tratamento, que não pode causar mais efeitos que a própria doença", falou a oncologista.

Eliana Pereira Vellozo, nutricionista e pesquisadora da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), considerou o texto uma "balela", mas falou sobre a importância de alimentos oxidantes, como, por exemplo, o limão, e até onde eles podem ser benéficos.

"Nos alimentos é encontrada uma grande variedade de substâncias que podem cooperar com a proteção das células e tecidos. É perfeitamente possível que um antioxidante atue como protetor em determinado sistema, mas que falhe na assistência, ou mesmo que aumente as lesões induzidas em outros sistemas, ou tecidos", esclareceu.

Rico em vitamina C e P, o limão pode ajudar no fortalecimento dos tecidos capilares e conjuntivos, evitando sangramentos, como os de gengiva, além de ser cicatrizante. É útil no tratamento de edemas, ativa a circulação, regula o colesterol e pode aumentar a resistência contra infecções e viroses e contribuir para o alívio de gripe e resfriado.

O limão pode, portanto, contribuir para fortalecer o organismo e prevenir doenças, assim como outros alimentos, mas não existe receita milagrosa para a cura do câncer, como promete a receita que circula na web.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), entre 2011 e 2012, aproximadamente 512 mil pessoas foram diagnosticadas com algum tumor e, até 2030, 17 milhões de pessoas em todo o planeta morrerão vítimas da doença. E a melhor maneira de combate ao câncer ainda é a prevenção; veja a seguir os 10 mandamentos para evitar a doença, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer).

Nenhum comentário:

Postar um comentário