segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ROUPAS QUE PROMETEM AÇÃO ANTICELULITE NÃO FUNCIONAM, DIZEM MÉDICOS...


FONTE: ABBY ELLIN, DO "NEW YORK TIMES" (www1.folha.uol.com.br).

  Uma nova linha de roupas de náilon e lycra supostamente combate a celulite, favorece a circulação e promove a drenagem linfática.

"Sou cética", disse Jill Paul, funcionária de uma empresa de software em Westminster, no Colorado. No entanto, ela insiste, suas pernas parecem ter ficado muito mais lisas depois de ela começar a usar leggings da linha Cass.

Descritos como "dermatêxteis" ou "cosmetotêxteis" por alguns (e como balela por outros), produtos como Proskins Slim são criados com têxteis de fabricação especial. Os tecidos teriam propriedades supostamente terapêuticas por terem ingredientes como cafeína, retinol, aloe vera e cobre. Esses ingredientes seriam liberados na pele durante o uso das roupas.

A coleção de modeladores anticelulite iPant da Wacoal, por exemplo, possui, segundo a empresa, "microfibras de náilon com microcápsulas embutidas", que duram por cem lavagens, contendo cafeína (para a destruição de gordura), vitamina E (contra os efeitos do envelhecimento) e ceramidas (para restaurar e manter a firmeza da pele).

A linha de leggings, regatas e camisetas Cass Wear Repair supostamente contém 66% de óxido bruto de cobre, que teria o efeito de reduzir o surgimento de rugas e manchas senis.

Na teoria, essas roupas podem poupar um tempo precioso antes usado para untar o corpo com loções hidratantes.

Como disse Adam Kakembo, vice-presidente de produtos e de marketing da Wrangler Europa, Oriente Médio e África, "ninguém acha emocionante acordar, tomar banho, passar hidratante e ter que esperar o produto secar antes de vestir um jeans". É por isso que a Wrangler lançou uma linha de jeans com extratos de aloe vera e de oliva.

Muitos profissionais da comunidade médica reagiram às promessas com ceticismo, quando não com ultraje.

"É puro marketing", opinou Bruce E. Katz, professor de dermatologia na Escola Mount Sinai de Medicina, em Nova York. "Se você envolver uma pessoa num invólucro apertado e não a deixar tirá-lo do corpo por uma semana, é provável que ela perca peso. Mas os produtos em questão não têm efeito sobre a pele ou a celulite."

Vincent A. DeLeo, presidente do departamento de dermatologia do Hospital St. Luke's-Roosevelt e Centro Médico Beth Israel, em Nova York, concordou. "Essa é uma das alegações mais absurdas que já ouvi", disse ele. "O que acontece quando você lavar as roupas? Se a roupa resiste a cem lavagens, depois disso não vai sair nada sobre sua pele."

Embora existam têxteis que bloqueiem os raios ultravioleta e absorvam a umidade, as empresas de dermatêxteis "estão falando de algo que sai de pequenas cápsulas e é absorvido pela pele", disse DeLeo.

"O produto teria que ser absorvido para funcionar. Não existe nada numa peça de roupa que seja capaz de ter esse efeito."

Nenhum comentário:

Postar um comentário