sexta-feira, 22 de março de 2013

ALIMENTOS ANTIOXIDANTES AJUDAM A DORMIR MAIS, DIZ NOVA PESQUISA...


FONTE: IARA BIDERMAN, DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).

Receita para dormir mais e melhor todo mundo tem. Mas, agora, dá para montar um cardápio anti-insônia baseado numa grande pesquisa que relacionou comida com horas de sono.

Veja receitas com alimentos que aumentam a qualidade do sono

Mudanças à mesa podem fazer a diferença na cama

O estudo, publicado na última edição da revista científica "Appetite", foi feito por uma equipe do departamento de medicina do sono da Universidade da Pensilvânia e envolveu 5.587 pessoas.

Os pesquisadores cruzaram os dados sobre alimentos consumidos e horas dormidas dos participantes, que tinham entre 18 ae 60 anos. As informações usadas são do levantamento nacional de saúde e nutrição dos Centros para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos.

Ingredientes que ajudam a dormir mais horas:


Luteína e zeaxantina: carotenoides responsáveis pelas cores laranja, vermelha ou amarela dos alimentos, ajudam na síntese da vitamina A. Estão na gema de ovo, no milho e em vegetais verdes-escuros. A média de consumo de quem dorme bem, no estudo da Universidade da Pensilvânia, é de 1.413 microgramas por dia (1 ovo + 1 espiga de milho).


Vitamina C: Reforça o sistema de defesa do corpo e ajuda na absorção de outros micronutrientes, como o cálcio. Tem ação antioxidante. Presente em frutas de cor laranja e vermelha ( laranja, acerola). No estudo, o consumo médio de vitamina C das pessoas com a quantidade considerada ideal de sono era de 85 miligramas/ dia (um copo de suco, por exemplo).


Licopeno: presente em vegetais vermelhos. É melhor absorvido em forma de molhos ou sucos. No estudo, quem dormia mais comia 6.152 microgramas/dia (1 goiaba+ 1 fatia de mamão+ 2 tomates crus+ 1 concha de molho de tomate).


Selênio: o mineral ajuda a produzir enzimas antioxidantes e a eliminar toxinas, além de regular o funcionamento da tireoide, que comanda a produção de hormônios. Fontes: castanha-do-pará, frutas secas, peixes e frutos do mar. Para um bom sono, segundo a pesquisa, a média de consumo deve ser de112 microgramas/dia (3 castanhas).


Estimulante do sistema nervoso central, aumenta a formação de hormônios ligados ao prazer e ao bem-estar. A principal fonte é o cacau. Um consumo médio diário de 43 miligramas (30 g de chocolate) foi relacionado a pessoas que dormem o suficiente.

A parte mais original do trabalho foi quantificar, além de calorias e grandes grupos de alimentos (proteínas, gorduras, carboidratos), substâncias que, embora fundamentais, são necessárias em pequenas porções e, por isso, chamadas de micronutrientes: vitaminas e minerais.

Aí surgiram ingredientes surpreendentes tanto para os estudiosos do sono quanto para os da área de nutrição.

TOMATE E CHOCOLATE.

Segundo a pesquisa, as substâncias ingeridas em maior quantidade pelas pessoas que dormem de sete a oito horas em relação aos que dormem seis ou menos horas por dia são os antioxidantes --desde sempre associados à prevenção de doenças, mas nunca antes considerados facilitadores do sono.

Os destaques foram o licopeno (que dá a cor ao tomate); a luteína (pigmento responsável pelo tom amarelo-alaranjado de alimentos como gema de ovo e milho); o mineral selênio; a vitamina C e a teobromina, um componente químico do cacau.

"Essas substâncias nunca tinham aparecido em pesquisas. A relação entre dieta saudável e o sono é pouco explorada", disse à Folha o psicólogo Michael Grandner, principal autor do estudo da Universidade da Pensilvânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário