terça-feira, 23 de abril de 2013

CUIDADO COM A UNHAS DE GEL...


FONTE: Kelly Cerqueira, TRIBUNA DA BAHIA.

Febre entre as mulheres, a aplicação de unhas de gel - espécie de esmalte especial que, após várias pinceladas, é fixado através de uma máquina que emite raios UV - pode ter consequências desastrosas à saúde, segundo aponta estudos recentes. O problema, de acordo com o pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York, está justamente na exposição das mãos aos raios UV que, a depender da frequência, pode desenvolver riscos de câncer de pele. As unhas postiças, que são facilmente confundidas com as verdadeiras, são bastante utilizadas por mulheres que precisam estar sempre com boa aparência nas mãos, por falta de tempo, fraqueza nas unhas ou não conseguir deixar o hábito de roer.

Há três anos trabalhando no ramo, a esteticista Elis Santana diz que boa parte das soteropolitanas ainda não aderiu à moda, mas que, em outros estados, a atividade gera bons lucros. “Aqui não há muita divulgação sobre este tipo de serviço que tem o custo-beneficio bem maior do que fazer as unhas toda semana no salão de beleza”, afirmou.

Segundo ela, que cobra a partir de R$ 100 por aplicação e a metade do preço para realizar a manutenção a cada vinte dias, as unhas de gel têm duração de três a quatro meses. Elis garante que, manuseando corretamente a retirada das unidades, a saúde da unha verdadeira permanece intacta. “Fiquei sabendo que teve um stand no Shopping Iguatemi que fechou por que as unhas não eram aplicadas da maneira correta e o lugar acabou falindo”, contou. Ela também diz já ter sido procurada para corrigir serviços de outras profissionais que, pelo modo incorreto de aplicação o procedimento estético, danificou as unhas dos clientes.

A segurança na saúde das unhas verdadeiras garantida pela esteticista não é a mesma defendida pelo estudo americano. Além dos riscos de câncer de pele emitidos pelo aparelho responsável por secar o esmalte utilizado na aplicação das unhas de gel, os raios UV também são apontados como vilões responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele. De acordo com a pesquisa, as unidades postiças também podem ser responsáveis pelo enfraquecimento, falta de brilho e descamação, devido à aplicação direta sobre as lâminas naturais.

Para Gleidson Duarte, dermatologista e mestre em ciências da saúde, os efeitos das unhas de gel no corpo humano ainda precisam de mais estudos para que se atestem tantos prejuízos. “Ainda é muito cedo para atribuir todos estes problemas à utilização das unhas gel. Até agora apenas um estudo foi feito sobre o assunto”, pondera. Segundo ele, do ponto de vista preventivo sobre os raios UV, utilizados para aplicação das unhas gel, é sempre aconselhável fazer a utilização de filtro solar.

Unhas podem revelar algumas doenças.

De acordo com o especialista da Clinica de Dermatologia da Bahia (Cliderma), as unhas têm a capacidade de denunciar doenças e, embora não haja muitos estudos sobre o assunto, a utilização dos produtos artificiais, como a aplicação de camadas sobre a cutícula, pode causar alergias e dermatites ao entrar em contato direto com a pele. “O melanoma, por exemplo, um dos tipos de câncer muitos frequentes aqui na Bahia, pode aparecer nas unhas, com o surgimento de manchas ou pontos pretos na região”, explicou Duarte.

Segundo ele, este é um dos tipos mais agressivos de tumor e geralmente aparece nas extremidades do corpo. “As unhas também podem ajudar a descobrir muito sobre a qualidade de vida das mulheres”, continuou. “Unhas frágeis, quebradiças, geralmente são conseqüência de falta de ferro no corpo, como também pode ser sinal de hipotireoidismo’, afirmou. Ele orienta que as pessoas não iniciem tratamentos por conta própria para solucionar possíveis problemas nas unhas, pois podem estar ocultando sintomas de doenças graves.

Cuidados necessários.

O especialista da Cliderma também orienta sobre a não utilização de soluções à base de acetona para a remoção de esmaltes. “A acetona desidrata as unhas, além de deixá-las opacas. Já existem produtos à base de outras substâncias que retiram perfeitamente o esmalte sem prejudicar as unhas”, aconselha. Também não é aconselhável a utilização de removedores de cutículas. “Alguns produtos são feitos a base de compostos que causam inflamações ou até queimaduras na pele”, explica.

O contato constante com água e produtos de limpeza também pode ser considerado fator relevante para o aparecimento de micoses nas unhas, como a paroníquia, popularmente conhecida como “unheiro”. “A inflamação da cutícula, que muita gente chama de unheiro, é uma das dermatites mais difíceis de tratar. Portanto, é sempre bom evitar o contato excessivo com todo tipo de produto químico e com água, principalmente”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário