quarta-feira, 24 de abril de 2013

EUA: ARMAS DE FOGO FEREM 2% DOS JOVENS ENTRE 4 A 17 ANOS...


FONTE: , noticias.uol.com.br

As armas de fogo são a causa de pelo menos 2% dos ferimentos de jovens e adolescentes nos Estados Unidos, e são, com frequência, mais letais do que outros traumatismos físicos, de acordo com estudo publicado no Journal of the American Medical Association (JAMA).

Os trabalhos realizados em dois centros hospitalares do Colorado entre 2000 e 2008 mostram que, dos 6.930 jovens entre 4 e 17 anos que deram entrada no serviço de emergência no período citado, 129 (2% do total) foram atendidos por ferimentos com armas.

Metade desses jovens precisou de cuidados intensivos, e 17 deles morreram (13%).

Comparativamente, dos poucos pacientes com outros tipos de ferimento nos centros de traumatismos nesses hospitais apenas 1,7% veio a falecer.

Na maioria dos casos, os ferimentos a bala foram auto-infligidos - voluntária ou acidentalmente.

"As armas de fogo foram uma causa importante das lesões dos jovens desse estudo e, comparado com outros ferimentos sérios, os ferimentos de armas foram mais severos e precisaram de cuidados intensivos com mais frequência e mataram mais, o que justifica que nos concentremos nos ferimentos de arma pediátricos como uma prioridade na prevenção", afirmam os doutores da Escola de Saúde Pública da Universidade do Colorado e do Centro de Saúde Médica de Denver e do Hospital Infantil de Colorado (Children's Hospital Colorado).

Os pesquisadores admitem que o estudo é limitado pela pequena amostra e por não considerar o contexto do acidente. "São necessários mais dados de outras áreas, com detalhes das circunstâncias do ferimento causado por arma", conclui o artigo.

O Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) paralisou as pesquisas relacionadas a armas em meados de 1990, quando o Congresso congelou o financiamento de investigação para apoiar, ou promover o controle de armas, diante das pressões do lobby que defende seu porte.

Desde então, os congressistas ampliaram o alcance da proibição, incluindo os Institutos de Saúde Nacional e o Departamento de Saúde e Serviços Humanos.

Depois do tiroteio em uma escola de ensino fundamental em Newtown (Connecticut), em dezembro passado, no qual 26 alunos e professores foram mortos, o presidente Barack Obama assinou uma ordem executiva para que o CDC e as agências científicas do governo investiguem as causas e as possibilidades de prevenção da violência por armas.

Obama também pediu ao Congresso 10 milhões de dólares para "que o CDC realize mais pesquisas, inclusive estudar a relação entre videogames, imagens da mídia e violência", de acordo com a Casa Branca.

Quase um terço dos lares americanos com crianças tem armas de fogo, e um grande número delas não é mantida em lugar seguro, revelou um estudo publicado nesta segunda-feira, no Journal of Internal Medicine, uma publicação do JAMA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário