quinta-feira, 9 de maio de 2013

DELEGACIA REVELA QUE 34 MULHERES SOFREM VIOLÊNCIA EM SALVADOR POR DIA...


FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Duas em cada três pessoas atendidas no Sistema Único de Saúde em razão de violência doméstica ou sexual são mulheres. Esses dados foram apresentados pelo Mapa da Violência 2012, realizado pelo Instituto Sangari. O instituto ainda apontou que, em 51,6% desses atendimentos, foi registrada reincidência no exercício da violência.

Em Salvador, a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) registrou 1.702 ocorrências de violência contra a mulher nos primeiros 50 dias de 2013, um crescimento de 2,8% em relação ao mesmo período de 2012.

Para estimular a organização de uma rede de atenção e cuidados para as mulheres que vivem esse tipo de situação, nessa quinta e sexta-feiras (dias 9 e 10) Salvador será sede do Seminário Macroregional de Atendimento de Saúde à Mulher em Situação de Violência, com o tema “Para elas, Por elas, Por eles... Por nós".

O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Saúde em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado, reunirá profissionais da região Nordeste, além de representantes do Ministério da Saúde e da Universidade Federal de Minas Gerais.

Durante o seminário serão realizadas oficinas com os temas racismo e sexismo institucional como determinantes de saúde no atendimento à mulher em situação de violência, política nacional de humanização e atendimento à mulher, violência na assistência obstetrícia e o abortamento, notificação de violência e o atendimento da rede de atenção e os impactos da violência na saúde mental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário