terça-feira, 28 de maio de 2013

MULHERES BAIANAS ESTÃO MAIS ENDIVIDADAS DO QUE OS HOMENS...

FONTE: Alessandra Nascimento, TRIBUNA DA BAHIA.

Os dados são da Câmara dos Dirigentes Lojistas, CDL, que com base nos dados de abril, apontou que o índice de inadimplência está em 7,1%. “O número de devedores do sexo feminino na Bahia superou o masculino numa proporção de 52% de mulheres para 48% de homens. Esses dados são do Serviço de Proteção ao Crédito, SPC. Segundo o superintendente da CDL, Carlos Roberto Oliveira,
“É um índice que não difere da média apurada no decorrer do ano de 2012, porém observamos que em relação ao mês de março de 2013 ela apresentou uma alteração no perfil do devedor, que nesse caso apresentou um número superior de devedores do sexo feminino”. Ele também revela que o valor do tíquete médio dos endividados é de R$ 660,00
Na interpretação de Oliveira trata-se de um quadro que vem se consolidando ao longo do tempo.
“A mulher está cada vez mais presente no mercado de trabalho, está se habilitando cada vez mais ao crédito, possui renda própria e cuida da família. Enquanto a população do sexo feminino no Brasil cresceu 11,5%, passando de 88,9 milhões para 99 milhões, no mesmo período o número de mulheres com carteira assinada cresceu 53,4%”, informa Oliveira.
Dados levantados pela CDL Salvador também demonstram que a evolução da classe C está trazendo mais mulheres para o emprego formal e com isso contribuindo para uma maior renda familiar. “A classe média tem hoje aproximadamente 110 milhões de pessoas. Desse total, 51% são mulheres que chefiam 35,4% dos lares brasileiros”, complementa o superintendente.
A CDL ainda apurou que está havendo uma mudança do perfil etário dos devedores. “Anteriormente havia um percentual bem definido para os devedores na faixa dos 30 aos 50 anos e, segundo os dados pesquisados, atualmente vem crescendo gradativamente o número de devedores mais jovens, entre 21 e 30 anos. São jovens que, chegando ao mercado de trabalho, buscam a aquisição de bens duráveis, tipo motocicleta, celulares e outros produtos, favorecidos especialmente por linhas de crédito que focam nesse público jovem ávido por consumir”, afirma Oliveira.
Oliveira avalia que, com as compras facilitadas por meios de pagamento cada vez mais flexíveis, o número de devedores só aumenta o que, segundo a pesquisa, é um risco para os mais jovens. Na análise da CDL Salvador, a faixa de idade que lidera o ranking da inadimplência é composta por pessoas entre 21 a 30 anos. “Vários fatores explicam a tendência de as dívidas pertencerem a um grupo de pessoas que, há dez anos, sequer tinha condições de financiar motos e carros em vários anos, como ocorre hoje”, exemplifica o superintendente.
Aposentados.
A pesquisa também mostrou um crescimento no percentual de devedores na faixa etária dos 51 a 60 anos. Para o superintendente Carlos Oliveira a explicação está no fato de os aposentados assumirem compromissos com empréstimos consignados, nem sempre para o próprio uso. “Cerca de 57% dos devedores se encontra na faixa etária entre 30 e 50 anos, embora estejamos notando alterações”.

A pesquisa alerta para as facilidades de crédito e os riscos daí decorrentes. O mercado, especialmente bancos e financeiras, através das suas diversas modalidades de crédito, estão muito propenso a correr mais riscos e, com isso, favorecer a aprovação de cadastros, mesmo aqueles que não preenchem os pré-requisitos para acesso ao crédito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário