terça-feira, 28 de maio de 2013

SURDEZ ATINGE 5% DAS CRIANÇAS...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

          

 Para a maior parte dos portadores de deficiência auditiva, o silêncio, que pode ter diferentes origens, é definitivo. A perda da audição, de acordo com estudo recente da Organização Mundial da Saúde (OMS), atinge cerca de 360 milhões de pessoas no mundo, entre estes, dois milhões de crianças menores de 15 anos. 

Exposição ao ruído excessivo, lesões no ouvido ou na cabeça, envelhecimento, medicamentos e fatores genéticos estão entre as causas mais comuns.


“A deficiência auditiva pode ser causada por fatores ambientais, genéticos ou uma combinação de ambos e é um distúrbio de alta incidência, acometendo cerca de 5% das crianças em idade escolar e 10% da população adulta, o que a transforma no déficit sensorial mais comum nos seres humanos. A surdez genética também está entre os fatores mais corriqueiros e pode ser verificada a partir de um exame genético, coletado com gotas de sangue”, explica o diretor-médico do DLE (Diagnósticos Laboratoriais especializados), Armando Fonseca. 

“Estima-se que 0,1% das crianças nasça com uma deficiência auditiva profunda chamada de surdez pré-lingual – também conhecida como surdez pré-verbal – que pode comprometer o desenvolvimento normal da linguagem”, completa o especialista em medicina laboratorial.

Auxílio familiar e de especialistas é fundamental.
A surdez hereditária é causada por mutação de genes. A forma mais comum é relacionada ao gene GJB2, onde a criança tem duas cópias do gene afetadas, cada uma originária de um dos pais.

Outra forma é a chamada surdez de herança materna, causada por mutações genéticas que tornam o bebê predisposto a sofrer uma ototoxicidade, que causa danos geralmente irreversíveis no sistema auditivo, caso sejam ministrados antibióticos aminoglicosídeos para tratamento de uma infecção.

Fonseca destaca ainda a importância do diagnóstico prematuro do caráter congênito da doença. O objetivo, segundo o médico, é melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento social do deficiente auditivo.

“O Teste de Surdez Genética está disponível no DLE pode se feito em bebês, crianças e até em adultos com perda auditiva. Ele é indicado quando há suspeita de origem genética. Mas é essencial nos lembramos da importância do acesso precoce ao diagnóstico - que favorece a indicação do implante coclear - somado à participação efetiva da família e às intervenções fonoaudiológicas e psicopedagógicas. A prevenção funciona como uma ferramenta de estímulo ao desenvolvimento tanto da linguagem quanto da comunicação oral”, orienta o médico do DLE.

Serviço.
Surdez Genética - Mutação mais Frequente
Preço: R$ 150,00
Atendimento: 4020 8080 ou http://www.exameemcasa.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário