terça-feira, 25 de junho de 2013

EMAGRECIMENTO PREOCUPA UM TERÇO DAS MENINAS DO 9º. ANO, MOSTRA IBGE...

FONTE: Da Agência Brasil, no Rio de Janeiro (noticias.uol.com.br).

Aproximadamente um terço (31,1%) das meninas que cursavam o 9º ano do ensino fundamental no ano passado estava tentando emagrecer e 19,1% se achavam gordas ou muito gordas. Entre os meninos, 21% desejavam emagrecer. Os dados fazem parte da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) 2012, divulgada  pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Apesar da preocupação com o peso, a alimentação saudável não parece estar entre as prioridades desse público. Do total, 41,3% dos estudantes consumiram em 2012 guloseimas por cinco dias ou mais por semana e cerca de 60% comiam doces mais de duas vezes por semana. Dos entrevistados, 35,1% comeram salgados e 33,2% tomaram refrigerante quase todos os dias.

O estudo apontou uma diferença de mais de 12 pontos percentuais entre os alunos das escolas particulares que tentaram 
perder peso (36,4%) e aqueles que frequentavam escola pública e tomavam essa atitude (24,2 %).

Segundo o IBGE, a proporção de alunos do 9º ano que haviam usado método de provocar o vômito ou tomar laxantes nos últimos 30 dias chegou a 6%. O procedimento de induzir o próprio vômito ou de tomar laxantes foi uma prática um pouco mais comum das meninas do que dos meninos (6,4% e 5,7%, respectivamente).

A pesquisa mostra também que 16% das meninas e 19,6% dos meninos desejavam engordar.  Do total de alunos, 6,2% recorreram a medicamentos, fórmulas ou a outros produtos para 
ganhar peso ou massa muscular. Desse total, 8,4% são meninos e 4,2%, meninas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário