terça-feira, 25 de junho de 2013

NOVA BOMBA DE INSULINA É APOSTA PARA DESENVOLVIMENTO DE PÂNCREAS ARTIFICIAL...

FONTE: *** Thamires Andrade, do UOL, em Chicago (noticias.uol.com.br).

Uma bomba de insulina programada para desligar quando os níveis de glicose no sangue estiverem baixos, reduzindo o risco de hipoglicemia durante a noite, é uma das apostas para o desenvolvimento, no futuro, de um pâncreas artificial. O estudo, publicado no New England Journal of Medicine, foi apresentado durante o encontro anual da ADA (Associação Americana do Diabetes), em Chicago (EUA).

O sistema inclui o uso de uma bomba de insulina, um software específico e sensores para medir os níveis de glicose no sangue continuamente.

De acordo com os resultados do estudo, o sistema reduziu em 32% a hipoglicemia noturna e em 38% a duração e a gravidade dessas crises. Isso ocorre porque a bomba para de enviar insulina ao corpo duas horas após um determinado nível de glicose no sangue.

A hipoglicemia noturna é um problema para a maioria dos pacientes com diabetes tipo 1, visto que ela pode levar a inconsciência, convulsão e até a morte. A pesquisa foi realizada com 247 diabéticos tipo 1 por três meses, sendo que 121 pacientes usaram o sistema de ''pâncreas artifical''.

''O trabalho é o primeiro que mostra o sucesso do sistema de desligar a bomba de insulina com base nos resultados dos sensores. Essa tecnologia promete ser muito importante para os pacientes e pode ser a chave para desenvolver um pâncreas artificial'', afirma Richard Bergenstal, diretor executivo do International Diabetes Center, e um dos principais cientistas do estudo.

Para ele, o próximo passo é continuar refinando as pesquisas para prevenir a hipoglicemia e tornar a bomba capaz de adicionar mais insulina quando os níveis de glicose no sangue estiverem altos. ''Nós iremos eventualmente modificar a bomba para ajustar a entrega de insulina e a possibilidade de outros hormônios para controlar os níveis de glicose durante o dia, inclusive durante refeições e atividades físicas'', revela.

Ainda que o dispositivo desligue sozinho automaticamente, ele pode ser alterado manualmente se o paciente acorda e consome algum alimento no meio da noite, por exemplo. O tratamento ainda não está disponível, mas já foi submetido à analise no FDA (Food and Drug Administration).

*** A repórter viajou a convite da Sanofi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário