quinta-feira, 25 de julho de 2013

CASOS DE DENGUE CRESCEM 13% NA BAHIA...

FONTE: Kelly Cerqueira, TRIBUNA DA BAHIA.

De janeiro até o dia 22 de julho deste ano, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) já contabiliza 73.269 casos de dengue, 13,55% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado. Em 2013, 10 pessoas já morreram devido às complicações causadas pela picada do mosquito Aedes aegypti, o que tem aumentado a preocupação dos gestores de saúde no estado. Em Salvador, as ações de combate a proliferação do inseto são realizadas pelo Centro de Controle de Zoonoses durante o ano todo incluindo campanhas educativas e a visita de agentes de endemias.

Para tentar reduzir a incidência de casos, principalmente no interior do estado, a Sesab lançou este mês o Projeto de Mobilização Social para a Prevenção e o Controle da Dengue no Estado da Bahia, iniciativa que quer fortalecer o combate a proliferação do mosquito através da mobilização social.  De acordo com a superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde da Sesab, Alcina Andrade o projeto trabalha a responsabilidade que a sociedade tem no combate ao vetor da doença.
Participam do projeto os municípios  de Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Conceição do Coité, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Itaberaba, Itabuna, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bonfim, Serrinha, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista, onde são maiores os focos do mosquito.

Salvador.
Na capital baiana, seis distritos acompanhados pelo CCZ registraram aumento no último relatório liberado pelo órgão municipal. De acordo com Gerusa Morais, gerente do CCZ, os distritos de São Caetano/Valéria, Subúrbio Ferroviário, Itapagipe, Boca do Rio, Cabula/Beiru e Pau da Lima apresentaram grande incidência de larvas do mosquito Aedes aegypti. Ela explica que a análise dos distritos é feita por amostragem e que o período quente de chuvas auxilia na proliferação das larvas.
“Mais de 4% dos os imóveis visitados nestes locais apresentaram a incidência de larvas do mosquito”, afirmou Gerusa. Segundo ela, em parceria com a Limpurb, os distritos do CCZ sediados nestes bairros vão realizar mutirões com o objetivo de recolher entulhos que por ventura estejam abrigando água parada. A ação também vai contar com  aplicação de produtos que dão fim as larvas, além  do reforço da conscientização das comunidades sobre os perigos da doença causada pelo mosquito.


A intensificação do combate começa nesta quinta-feira (25), no distrito de São Caetano/Valéria, e vai até sábado nos bairros da região. O próximo a receber o mutirão será o subúrbio ferroviário.  A gestora da CCZ também chama a atenção para os entulhos acumulados em obras na cidade, grandes fontes de água parada, principalmente no período chuvoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário