quarta-feira, 24 de julho de 2013

DOMINGUINHOS SERÁ VELADO NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE SÃO PAULO E ENTERRADO EM PERNAMBUCO...

FONTE: James Cimino, Do UOL, em São Paulo  (musica.uol.com.br).









  











O cantor Dominguinhos, que morreu na tarde desta terça-feira (23), será velado na Assembleia Legislativa de São Paulo e seu corpo depois será levado a Pernambuco.

"Eu acho justo que ele seja velado em São Paulo, que é a maior cidade nordestina do Brasil, para que o povo tenha a oportunidade de se despedir dele", disse ao UOL Guadalupe Mendonça, viúva do cantor, ao aludir ao grande número de nordestinos na capital paulista. "Depois ele vai descansar em terras pernambucanas, onde nós nascemos e próximo a Luiz Gonzaga".

O velório na Assembleia, localizada na Avenida Pedro Álvares Cabral, estava previsto para começar a partir das 4h desta quarta-feira (24), porém o início da cerimônia atrasou pelo menos duas horas. De acordo com o filho do cantor, Mauro da Silva Moraes, o atraso aconteceu devido às preparações do corpo do cantor. Ainda não há informações sobre o local onde Dominguinhos será enterrado em seu Estado natal.
"Durante esses sete anos em que ele teve essa doença foi um privilégio estar ao seu lado", falou Guadelupe. "Ele tinha o prognóstico de seis a oito meses e eu o encorajei a continuar cantando e fazendo o que gostava".
"Depois de oito paradas cardíacas a comunicação ficou muito debilitada. Ele só falava através de gestos, de movimentos com os ombros. A recuperação foi gradativa, mas eu consegui trazer muitos amigos enquanto estava no hospital e recuperar aos poucos a consciência e as memórias. O acompanhei não sei se até o último tic ou tac do coração cantando ao lado dele. Ele foi serenamente".
O cantor e compositor de 72 anos morreu às 18h no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O sanfoneiro lutava contra um câncer no pulmão e fazia sessões de quimioterapia havia seis anos. Segundo o boletim divulgado pelo hospital, as causas da morte foram "complicações infecciosas e cardíacas". O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, decretou luto de três dias no Estado em virtude da morte do artista.

Dominguinhos estava internado desde o dia 17 de dezembro. No dia 22 daquele mês, precisou passar por uma cirurgia para a colocação de um marca-passo cardíaco temporário por conta da arritmia. Nesse período, o cantor foi submetido a uma traqueostomia e hemodiálise. Dominguinhos ficou sem sedação e, mesmo assim, não se comunicava com a família e médicos.

No dia 8 de janeiro, ele sofreu uma parada cardíaca no hospital em que estava internado em Recife (PE). A pedidos dos familiares, no dia 13 de janeiro, Dominguinhos foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês em São Paulo.


Os cantores Fagner, Elba Ramalho, Flávio José, Nando Cordel, Geraldo Azevedo, Jorge de Altinho e Liv Moraes farão um show em homenagem a Dominguinhos no dia 25 de julho, em Recife (PE). A renda será destinada à família, para ajudar nos custos da hospitalização e do funeral do músico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário