sexta-feira, 26 de julho de 2013

HEPATITE VIRAL É RESPONSÁVEL POR 50% DOS TRANSPLANTES DE FÍGADO NO BRASIL...

FONTE: Leidiane Brandão, TRIBUNA DA BAHIA.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde e da Sociedade Brasileira de Hepatologia, 50% das indicações de transplantes de fígado são decorrentes das hepatites virais. Sendo que 75% dos casos de problema no fígado estão relacionadas com a doença. As hepatites B e C são responsáveis pela inflamação persistente do fígado, mas se mantém silenciosa por muito tempo até provocar cirrose ou câncer levando o  paciente a óbito.
Segundo informou o médico e chefe do Centro de Hepatologia do Hospital das Clínicas (Ufba), Raymundo Paraná Filho, atualmente no Brasil existem três milhões de pacientes infectados com o vírus das hepatites B e C. Desse total, 150 mil estão na Bahia, sendo que a maioria dos infectados desconhece a doença por não apresentar sintomas.

De acordo com o médico, existem cinco tipos de hepatite virais: A, B, C, D e E. Ele ressalta que existe cura e controle da doença, se descoberta antes do fígado ficar insuficiente. Entre o grupo de risco, segundo o especialista: pacientes que realizaram transfusão de sangue antes do ano de 1994, quem fez tatuagem em local não autorizado pela Vigilância Sanitária, quem realizou tratamento dentário com profissionais não diplomados, quem fez uso de injeção venosa com seringa não descartável entre os anos 70 e 80, usuários de drogas venosas e pessoas que tiveram doenças sexualmente transmissíveis.
A vacina contra a hepatite B é fornecida gratuitamente pelo governo para todas as pessoas com menos de 50 anos de idade. Para gestantes, manicures, usuários de drogas, hemofílicos, profissionais do sexo, quem faz hemodiálise, portadores do vírus da hepatite C, portadores do vírus do HIV, bombeiros, policiais e profissionais de saúde, entre outros, a vacina é fornecida gratuita em qualquer idade. Não existe vacina para a  hepatite C, sendo que a prevenção é a melhor forma de se proteger da doença.
Existem várias medidas para evitar a transmissão das hepatites virais: usar preservativo nas relações sexuais; exigir materiais esterilizados ou descartáveis para tatuagem e piercings; não compartilhar instrumentos de manicure; não usar lâminas de barbear ou depilar de outras pessoas; não compartilhar agulhas, seringas e equipamentos para drogas.
Com o intuito de alertar a população sobre a prevenção e incentivar as pessoas a realizarem o teste para o diagnóstico precoce das hepatites, sobretudo as mais crônicas, como as do tipo B e C, uma ampla programação com ações de educação e testagem rápida será realizada no período de 28 a 3 de agosto pelo grupo Vontade de Viver de Apoio aos Portadores de Hepatites Virais.  A campanha contará com diversos postos de divulgação. 

Quem tiver interesse em saber mais sobre a doença devem procurar os postos instalados no Hospital Manoel Vitorino; Hospital Santo Antonio (Irmã Dulce), Estação Rodoviária e Shopping Pituba Parque Center. Nos hospitais incluídos na campanha haverá testagem para as hepatites B e C. Já a vacinação contra a hepatite B estará disponível apenas no Hospital Santo Antonio. Testes rápidos com resultado em 30 minutos sobre as hepatites B e C, também serão realizados em um ônibus da Secretaria Municipal de Saúde, que ficará estacionado na entrada principal do Salvador Shopping, nos dias 29 de julho a 02 de agosto, das 14 às 17 horas. Na ocasião será disponibilizada a vacina contra a hepatite B.

Nenhum comentário:

Postar um comentário