sexta-feira, 26 de julho de 2013

MINISTÉRIO REVELA QUE A BAHIA TEM CINCO MIL NOVOS CASOS DE TUBERCULOSE POR ANO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
O Ministério da Saúde estima que a Bahia tem 5 mil novos casos de tuberculose a cada ano. O número indica que a cada grupo de 100 mil pessoas, 35 possuem a doença no estado. Os avanços na prevenção e diagnóstico da tuberculose estão sendo discutidos no IV Encontro de Pesquisa e Inovação em Tuberculose na Bahia, realizado nos dias 24, 25 e 26 de julho, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia.
O evento, promovido pelo Instituto de Saúde Coletiva da Ufba (ISC-Ufba), em parceria com o Instituto Brasileiro para Investigação da Tuberculose (IBIT), da Fundação José Silveira, conta com a participação de cientistas brasileiros e estrangeiros e tem como o objetivo  viabilizar trocas de experiências que favoreçam um processo de formação e atuação a respeito da Tuberculose. Além disso, o encontro reforça o apoio às pesquisas, o intercâmbio do conhecimento e a relação entre o Programa de Controle da Tuberculose e seus diversos atores no âmbito nacional, estadual e municipal.
Um dos participantes é o pesquisador e ex-presidente da Fiocruz Paulo Bluss. Também participam os professores Susan Pereira e Maurício Barreto, do ISC.
O pesquisador e professor do ISC, Maurício Barreto, afirma que houve avanços nas últimas décadas, no que se refere a diagnósticos e novos medicamentos. Mas ele ressalta que outros aspectos como a melhoria das condições sociais e o acesso à alimentação regular a um número maior de pessoas foram fundamentais. No entanto, Barreto disse que apesar de estarem numa curva descendente, os números de casos de tuberculose ainda são considerados altos na Bahia (5 mil) e no Brasil (70 mil), uma vez que a taxa de mortalidade ainda é de 7%. “Não estamos mais como no início do século XX e como os países de extrema pobreza, mas não há como dizer que são índices desprezíveis”, afirma.

O pesquisador afirma também que a vacina BCG, que é uma das mais antigas na prevenção à doença, ainda possui pontos positivos, mas há aspectos negativos também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário