segunda-feira, 26 de agosto de 2013

PROBLEMA COMUM ENTRE MULHERES, PRISÃO DE VENTRE PODE AFETAR VIDA SEXUAL...

FONTE: Mariana Bueno (www.bolsademulher.com).

Problema atinge  cerca de 26% das mulheres no Brasil e chega a causar dor


Uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) no fim de 2012 com mais de 3 mil mulheres entre 18 e 60 anos revelou que 67%  sofre  com problemas intestinais  em geral,  como inchaço, sensação de peso  extra, gases e prisão de ventre.  Este último problema afeta 26% delas e  pode causar oscilação de humor e até mesmo problemas na vida sexual.  Ainda de acordo com a pesquisa, 57% das mulheres não faz sexo quando está muitos dias sem ir ao banheiro. A prisão de ventre faz com que elas fiquem menos confiantes, inchadas, com mau humor e algumas chegam até a ter desconforto seguido de dor.

O assunto ainda é pouco abordado, pois constrange muitas mulheres. “Na prisão de ventre, a pessoa evacua menos de três vezes por semana, as fezes geralmente ficam duras, secas, pequenas e difíceis de eliminar. Algumas pessoas com intestino preso acham dolorido tentar evacuar e, frequentemente experimentam sensação de inchaço e intestino cheio. Quanto mais tempo as fezes permanecem no organismo, mais aumenta a quantidade de doenças no corpo, em virtude da grande quantidade de toxinas que deixam de ser eliminadas”, explica a nutricionista Paula Castilho. O problema é mais comum em mulheres do que em homens, especialmente a partir dos 25 anos.

As principais causas da prisão de ventre são a falta de fibras alimentares suficientes na dieta, falta de atividade física, medicações, mudanças na rotina de vida, como gravidez e viagem, abuso de laxantes, ignorar as vontades de evacuar, desidratação, problemas no cólon e reto. “Mantendo uma dieta equilibrada e atividades físicas, é menos comum a pessoa ter”, afirma a nutricionista.

O normal, segundo a nutricionista, é o intestino funcionar de três vezes por dia até três vezes por semana. O ideal é que a pessoa acostume o organismo a fazer sempre no mesmo horário. “Porém, dependendo do que a pessoa comeu, ou de como é o organismo, é possível evacuar em outros momentos”, observa. Em casos de passeios ou viagens, é comum passar um ou dois dias sem conseguir ir ao banheiro. Ela explica que isso acontece porque as pessoas se acostumam com o ambiente de casa e, por isso, não evacuam fora.

Quem sofre com o problema deve procurar uma nutricionista, um endócrino ou um gastro. “O ideal é evitar tomar remédios por conta própria”, recomenda.

Assista também ao vídeo e aprenda receitas de sucos que fazem seu intestino funcionar e ainda secam a barriguinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário