quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ABACATE ENGORDA?...


            

Quem está de dieta geralmente evita a ingestão de alimentos muito gordurosos, que podem aumentar o ganho de peso e colocar a saúde em risco. Apesar de ser um fruto, o abacate entrou na lista de proibições, pois ganhou a fama de ser extremamente gorduroso e calórico.

Abacate é calórico?

E o abacate é calórico mesmo! Cerca de 30% do abacate corresponde a gorduras, e apenas 100 gramas de sua polpa têm valor energético que se aproxima a 180 calorias (o equivalente a uma barra pequena de chocolate ao leite). O que não se sabe, é que todas essas gorduras são benéficas à saúde e, ao contrário do que se pensa, elas ajudam a emagrecer e diminuem os valores do LDL, o chamado colesterol ruim.

Benefícios do abacate.

O fruto é rico em vitaminas, minerais e ácidos graxos, como o ômega 6 e o ômega 9, que são benéficos à saúde do coração. A ação anti-inflamatória é mais uma das propriedades do abacate, que ajuda a eliminar o excesso de gorduras e a celulite. Ele também regula o metabolismo “preguiçoso”, aumenta a sensação de saciedade e controla a tensão pré-menstrual. Se quiser cabelos hidratados e luminosos, passar uma máscara caseira de abacate nos fios também é uma boa dica.

Como consumir abacate.

Apesar de todos os benefícios do abacate, o fruto continua sendo bastante calórico. Por isso, recomenda-se consumir pequenas quantidades diárias, que não passem dos 100 gramas. Também não é indicado misturá-lo com açúcar, pois seu valor energético pode ficar até quatro vezes maior.

Receita light com abacate.

Guacamole light.


Ingredientes.
½ abacate
3 colheres de sopa de suco de limão
1 tomate maduro picado em cubos
1 cebola ralada
1 alho picado
1 colher (sopa) de azeite
Salsinha a gosto
Cebolinha a gosto
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo.

Amasse o abacate com um garfo, junte todos os ingredientes e mexa bem. Você pode servir a guacamole light com torradinhas ou tortilhas de milho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário