segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ARROZ E FEIJÃO, JUNTOS SÃO IMPORTANTES PARA QUEM QUER EMAGRECER...

FONTE: Mariana Bueno  (www.bolsademulher.com).

Alimentos possuem fibras e proteínas que dão sensação de saciedade.



Se engana quem pensa que um bom prato de arroz e feijão atrapalha a dieta e faz engordar. Muito pelo contrário, a combinação é fonte de fibras e aumenta a sensação de saciedade, evitando a ingestão de doces e outros alimentos. “Arroz e feijão juntos possuem uma proteína que é semelhante à proteína da carne. É uma ótima combinação e com muitos benefícios nutricionais. Por serem ricos em carboidratos, ajudam a dar energia e reduz a vontade de ficar ‘beliscando’. E as fibras presentes no feijão fazem com que ele ‘inche’ dentro da barriga, garantindo a saciedade”, explica o nutricionista Marcelo Barros, do Instituto Nacional de Cardiologia (INC).
A quantidade de calorias depende de cada tipo. O arroz mais saudável é o integral (cerca de 40 calorias em uma colher), seguido do parboilizado e, por fim, o branco. Já o feijão (58 calorias em uma concha) não possui diferenças em relação a outros grãos como lentilha ou grão de bico. “O arroz integral é mais rico em fibras e vitaminas, por isso dá mais saciedade. O processo de parboilização faz com que parte dessas vitaminas presentes na casa se transfiram para o grão. Já o arroz branco não possui vitaminas ou fibras, é rico somente em amido. Por isso é mais fraco”, explica.
Mas é preciso ficar atento à forma de preparo dos alimentos e usar apenas óleo e alho, sem nenhum outro tipo de produto industrializado, como os temperos, nem de complementos, especialmente os que costumam ser usados no feijão, como paio e linguiça. E também, é claro, à quantidade de consumo. “Tudo engorda, por isso é preciso ter moderação. O recomendável é cerca de três colheres de arroz e uma concha de feijão tanto no almoço como no jantar”, diz.
A dupla arroz e feijão também ajuda na redução do colesterol ruim e controla o açúcar no sangue. “Mas reforço a importância de serem consumidos juntos. Separados eles não possuem os mesmos benefícios”, afirma. “A informação de que arroz e feijão engordavam foi divulgada por muito tempo, mas já é hora de acabar com esse mito”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário