terça-feira, 24 de setembro de 2013

CANDIDÍASE: CAUSAS E SINTOMAS...

FONTE: Beatriz Helena (www.outramedicina.com).


          

Dores durante a relação sexual, corrimento, forte odor nas regiões genitais ou feridas brancas na boca? Os sintomas podem ser de candidíase. A doença não é considerada uma DST – doença sexualmente transmissível – e está diretamente ligada e proliferação de fungos.

O que é a candidíase.

A candidíase é uma infecção causada pela proliferação do fundo Candida Albicans. Embora mais comum em regiões genitais femininas, a doença pode aparecer nos órgãos genitais masculinos, boca e até no intestino.
Fungos se proliferam com mais facilidade em lugares quentes e úmidos, portanto a região vaginal é ideal para eles.  “A candidíase é uma infecção oportunista que aparece quando a defesa da vagina diminui. Ela gosta bastante da região, pois o local é quente e úmido, ambiente ideal para um fungo se desenvolver”, explica a ginecologista Maria Luiza Campos, que ainda ressalta: “aliás, não é só na vagina, pois ela pode aparecer em qualquer parte do corpo, até na pele. É o que comumente é chamado de sapinho”.

Causas da candidíase.

   Entre as causas da candidíase estão: alteração e doenças que atacam o sistema imunológico, uso de determinados medicamentos como antibiótico, corticoides e quimioterápicos, relações sexuais sem preservativo, uso anticoncepcionais com alto nível de estrogênio, má higiene íntima e umidade excessiva.
A candidíase não é uma DST, porém, em relações sem preservativos com pessoas contaminadas pode ser considerada. “Não precisa fazer sexo para desenvolver uma candidíase, mas se você estiver com o problema e tiver relações sexuais, o parceiro pode apresentar algum sintoma”, explica a especialista.

Sintomas da candidíase.

Boca.

Na boca, é possível notar feridas brancas, esponjosas e dolorosas.

Genitália feminina.

Entre os sintomas nas mulheres estão: corrimento esbranquiçado e coagulado, como leite coalhado; dor durante as relações sexuais; vermelhidão nos lábios inferiores; coceira e ardência ao urinar.

Genitália masculina.

Nos homens os sintomas são: dor durante a relação sexual; assaduras; ardência ao urinar e inchaço do órgão genital.

tratamento da candidíase pode ser feito com fungicidas ou medidas caseiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário