terça-feira, 24 de setembro de 2013

VEJA QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS QUE A UTILIZAÇÃO DE BICICLETAS TRAZ À SAÚDE...

FONTE: Silvana Blesa, TRIBUNA DA BAHIA.

Antigamente, a bicicleta era utilizada para facilitar a vida do homem, servindo como meio de transporte. Não que ela hoje perdeu esse atributo, porém, é constatado entre os ciclistas de Salvador, que usam a bicicleta como meio de beneficiar a saúde e melhorar o condicionamento físico.

Há dois anos o estudante de engenharia operou um dos joelhos após machucá-lo em um baba e depois disso, engordou muito devido ao sedentarismo o que resultou em complicações como pressão alta e buscou nas pedaladas, o meio de mudar o quadro de sua saúde.

“Hoje, mesmo com a vida atribulada por conta de trabalho e estudo, dedico 30 a 40 minutos do meu tempo para pedalar na orla. Sei que ainda é precário o sistema de ciclovias pela cidade, mas na orla existem alguns trechos que da para pedalar”, disse Leonardo Freitas Rocha, 27 anos.

Depois de dedicar ao uso da bicicleta, o estudante conseguiu emagrecer um pouco e sua pressão voltou ao normal. “Sempre que posso, estou envolvido nos grupos adeptos a bicicletas e saímos por várias ruas da cidade pedalando. Andar de bicicleta melhorou e muito a minha saúde e também fortaleceu o meu joelho que precisei fazer cirurgia e passei longos dias fazendo fisioterapia”, confirmou.
A bicicleta, inventada há mais de 500 anos, ainda é uma das grandes aliadas da saúde humana. Segundo especialistas, pedalar melhora o condicionamento físico, ajuda a combater o estresse e previne doenças como hipertensão, colesterol alto, enfarte, entre outras.
O exercício também é o mais recomendado para quem não tem condicionamento físico.
Para proporcionar um melhor passeio de bicicleta pela capital, o prefeito ACM Neto, inaugurou no último domingo, as ciclofaixas para o uso de bicicletas. A primeira ciclofaixa se estende entre o Campo Grande e o Centro Histórico, onde soteropolitanos e turistas podem alugar as bicicletas e apreciar as lindas paisagens. O prefeito garantiu que a ciclovia da orla será concluída até o final do ano.
Segundo o personal trainer Alex Freitas, pedalar é um exercício que pode ser praticado por qualquer pessoa, já que não oferece impacto. “Pedalar não trabalha apenas membros inferiores, já que os superiores são responsáveis pelo equilíbrio e direção do corpo”.
Segundo ele, pesquisas comprovam que pedalar durante 30 a 60 minutos, entre três e cinco dias por semana, pode reduzir em até 50% os riscos de depressão. Outros benefícios são o controle da pressão e o combate a doenças cardiovasculares.
Para Alex, andar de bicicleta melhora também a pele, por deixar o coração e pulmões fortalecidos, facilitando a eliminação de toxinas.
“O exercício aumenta a resistência e a capacidade de captar, extrair e distribuir oxigênio pelo sistema cardiovascular e regulariza os níveis de colesterol e triglicérides, além de melhorar até o sono” garante.


Testes apontam que, em uma hora de pedaladas, é possível gastar entre 300 e 500 calorias, cerca de 30% a menos do que na esteira. Mas essa diferença pode ser compensada com a mudança de intensidade da pedalada. Em bicicletas tracionadas, basta aumentar a dificuldade no trajeto. Para aumentar a carga, suba uma ladeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário