sábado, 30 de novembro de 2013

ALIMENTOS QUE COMBATEM A GRIPE...


     

Quando se está gripado é preciso ficar de repouso, nada de fazer muito esforço ou exercício físico, e por mais que a fome não chegue, é necessário se alimentar corretamente. Dê preferência aos alimentos que combatem a gripe.
Uma leve mudança no tempo e o corpo já sofre. Os espirros começam a aparecer discretamente nos primeiros dias, depois a coriza, três dias depois aquela dor no corpo, falta de apetite e indisposição. A gripe chegou, e você precisa se cuidar corretamente para que não se transforme em algo mais grave, como a pneumonia.

Os alimentos que combatem a gripe.

Os alimentos que combatem a gripe são diversos e possuem várias finalidades. Na hora que essa doença se instala é bom estar com todas as vitaminas em dia. A propriedade anti-inflamatória do tubérculo gengibre ajuda a remover a secreção acumulada na região nasal. O limão e o morango são importantíssimos, pois possuem vitamina C, responsável por aumentar a imunidade do organismo. Assim como o gengibre, a cenoura e a couve, são ótimos alimentos para combater infecções de todos os tipos. A gripe nada mais é do que isso.

       

Tipos de gripe.

Gripe do tipo A.

É a mais perigosa e está diretamente associada a epidemias e pandemias, atingem não só humanos, mas suínos, bovinos e especialmente o tipo aviário. O tipo A atual mais conhecido é o H1N1, que inicialmente era uma gripe que atingia apenas animais, e transpôs essa barreira, passando a atingir seres humano, chegou a virar uma pandemia. Outro vírus grave desse gênero é a gripe espanhola, que também resultou em uma pandemia mundial matando milhões de pessoas. O vírus da gripe tipo A é o único que causa hospitalização e nos casos mais graves a morte. 

Gripe do tipo B.

Infecta principalmente seres humanos e alguns animais marinhos. Esse vírus raramente sofre mutações por não ter muitas opções de lugar para se reproduzir, e não possuir muitos hospedeiros em potencial. Portanto um vírus do tipo B, pode causar surtos locais, mas nunca causará uma pandemia. Pode ser tornar grave, caso o infectado não se cuide corretamente e já possua um histórico de doenças crônicas inflamatórias, nesses casos a gripe pode evoluir para uma pneumonia.

Gripe do tipo C.

É o tipo mais leve e, portanto, sem grandes impactos na saúde pública. Esse vírus, apesar de atingir humanos, não desencadeia sintomas. Atinge também cachorros e porcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário