sábado, 30 de novembro de 2013

BENEFÍCIOS DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO DE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS...


         

O inverno agrava problemas respiratórios e a acupuntura pode ajudar a melhorar os sintomas da bronquite e do enfisema pulmonar. É o que afirmam pesquisadores japoneses da Universidade de Kyoto e da Universidade Meiji de Medicina Integrativa e publicada no Archives of Internal Medicine. O estudo analisou 68 pessoas com doenças pulmonares obstrutivas crônicas (COPD, na sigla em inglês), durante três meses, sem suspender a medicação prescrita pelo pneumologista. Um dos grupos de pesquisa foi submetido à acupuntura real, e outro grupo à acupuntura falsa – sem penetrar a pele. 

Aqueles que praticaram a acupuntura real por três meses junto com a medicação foram capazes de caminhar por mais tempo sem se tornar ofegantes, enquanto o grupo que recebeu o tratamento com a acupuntura falsa não obteve o mesmo resultado. Além disso, notou-se uma melhora significativa na qualidade de vida dos participantes e um aumento na capacidade de se exercitar.

Para o fisioterapeuta e acupunturista Mario de Luna, o tratamento por acupuntura em pessoas que sofrem de problemas pulmonares, principalmente no inverno, pode realmente melhorar a função pulmonar global, facilitando a respiração e melhorando a saúde como um todo, como confirmou o estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário