segunda-feira, 25 de novembro de 2013

CÁSCARA SAGRADA SERVE COMO LAXANTE NATURAL E EMAGRECE...


FONTE: Beatriz Helena (www.outramedicina.com).

    

A cáscara sagrada é comumente conhecida no Brasil como um laxante natural, mas este não é seu único benefício. A ação responsável por aumentar o funcionamento do intestino também contribui para emagrecer.
Conhecida cientificamente como Rhamnus purshiana, a cáscara sagrada é uma planta nativa americana rica em propriedades purgativas, responsáveis pelo sabor amargo do ingrediente e que, além de contribuírem para o funcionamento do sistema gastrointestinal, também ajudam na eliminação de líquidos e dificultam a absorção de gorduras.

Para que serva cáscara sagrada?

    

O uso mais comum da planta está relacionado ao tratamento de constipação intestinal. Suas propriedades são responsáveis por causar uma irritação no colo intestinal, ação que aumenta o movimento peristáltico, facilitando a evacuação. Além disso, substâncias presentes na planta também estimulam terminações nervosas, ação que acelera a passagem dos alimentos pelo intestino e diminui a absorção de agua, deixando as fezes mais hidratadas, característica que facilita a evacuação.
Porém, estes movimentos também contribuem para o emagrecimento natural.

Cáscara sagrada emagrece?

Os mesmos estímulos ao movimento peristáltico fazem com que os alimentos passem mais rápido pelo intestino, diminuindo o tempo do contato com as paredes do órgão, o que restringe o nível de absorção de gorduras. Outras substâncias ainda aumentam a produção de secreções digestivas, que são as responsáveis por facilitar a digestão da gordura e, portanto, combatem o colesterol.

Benefícios da cáscara sagrada.

  • Facilita a evacuação
  • Age contra a prisão de ventre
  • Melhora o funcionamento intestinal
  • Diminui o inchaço
  • Age como diurético
  • Controla colesterol
  • Emagrece

Como consumir.

  A planta pode ser encontrada em forma de cápsulas de cáscara sagrada em farmácias de manipulação ou em lojas de produtos naturais e o consumo deve ser de um comprimido por dia.

Os amantes das bebidas quentes têm a possibilidade de fazer um chá de cascara sagrada. Para isto, basta ferver uma colher de sopa da folha ou de casca da planta em um litro de agua, coar e tomar antes de dormir.

Contra indicações da cáscara sagrada.

    

Por ser uma planta estimulante, o uso não é recomendado para mulheres grávidas, crianças e indivíduos que apresentam transtornos gastrointestinais, como diarreias, cólicas, náuseas e vômitos.

Além disso, a ingestão deve ser sempre orientada por um especialista e por tempo restrito. Os benefícios da cáscara sagrada podem causar dependência laxativa, fazendo com o que o intestino só funcione perfeitamente quando estimulado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário