terça-feira, 26 de novembro de 2013

FESTIVAL MOSTRA FILARMÔNICAS DO INTERIOR...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

O Décimo Terceiro Festival de Filarmônicas do Recôncavo será aberto neste sábado, 30 de novembro, com uma participação surpreendente das filarmônicas baianas, após seis anos sem ser realizado. Organizado pelo sociólogo Pedro Archanjo e pelo maestro Fred Dantas, com  apoio cultural da Prefeitura Municipal de São Félix e da Secretaria Estadual de Cultura, o festival  há 23 anos vem contribuindo para a revitalização das filarmônicas e suas escolinhas de iniciação musical.

O evento acontecerá na Casa da Cultura Américo Simas, em São Félix, durante três finais de semana, no período de 30 de novembro a 14 de dezembro de 2013. Para participar,  a filarmônica deve ter uma escola de iniciação musical funcionando. As filarmônicas campeãs e vice-campeãs de cada grupo participarão da gravação ao vivo do CD do Xlll Festfir e serão premiadas com instrumentos musicais.

Durante a competição cada entidade musical deverá executar três peças musicais características das filarmônicas, sendo obrigatório para o grupo A (filarmônicas campeãs das edições anteriores do Festival) a execução do dobrado “Ararybóia” e para o grupo B (demais filarmônicas) o tango brasileiro “Os Bohêmios”, ambos do mestre-compositor fluminense Anacleto de Medeiros (1866-1907), homenageado nesta edição do XIII Festfir. As outras duas músicas serão de livre escolha, desde que compostas originalmente para banda de música.

Para o maestro Fred Dantas, coordenador musical  do evento, o Festival de Filarmônicas do Recôncavo se transformou num grande cenário no qual “as filarmônicas renasceram, outras estrearam e, estimulando a sadia competição, incentivou a volta ao bom gosto, tanto na escolha das músicas como na execução musical em si” . Segundo o maestro, para o Recôncavo, em particular, além de incentivar as suas centenárias corporações, o Festival contribuiu para a reabertura dos arquivos, para o renascimento de obras importantes em manuscritos musicais, “e nisso o Recôncavo não tem regiões rivais”, diz ele, pois no Recôncavo estão os arquivos musicais mais antigos e significativos.

O Festival de Filarmônicas do Recôncavo foi criado pelo sociólogo Pedro Archanjo, que desde 1990 realiza o Festfir com o maestro Fred Dantas e o apoio do 
Centro Cultural Dannemann. Porém, este ano a  Dannemann vem passando por um processo de reestruturação, não dispondo de condições para produzir o evento. Então, os organizadores, juntamente com a Prefeitura Municipal de São Félix e a Secretaria Estadual de Cultura, assumiram a realização do Festfir pela sua singular importância. 


Segundo o prefeito Eduardo José de Macedo Júnior, a Bienal e o Festival das Filarmônicas são eventos que pertencem à cidade de São Félix.

Nenhum comentário:

Postar um comentário