terça-feira, 31 de dezembro de 2013

MAIS DE 2.600 MOTORISTAS EM SALVADOR PERDERAM HABILITAÇÃO POR TEREM BEBIDO...

FONTE: Amanda Sant'Anna, TRIBUNA DA BAHIA.

Em 2013, 2.621 motoristas tiveram a CNH recolhida e, de acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador), 2.613 foram autuados na blitz da Lei Seca por dirigirem alcoolizados, o dobro do número de 2012, que chegou a 1.315. Ainda com toda fiscalização da Transalvador nos principais pontos da cidade, os números comprovam que a população baiana ainda não se atentou aos perigos no trânsito, desrespeitando a Lei Seca existente há cerca de cinco anos.

De acordo com o gerente de trânsito da Transalvador, Antônio Neri, o aumento do número de carteiras de habilitação apreendidas em relação ao ano passado nas blitze de alcoolemia evidencia os esforços do órgão para coibir o desrespeito à lei. “Desde o início da nova gestão, intensificamos o trabalho de fiscalização, ampliando a regularidade dessas operações, com o objetivo de reduzir as ocorrências de acidentes no trânsito”, destacou.

Para Neri, ainda que seja intensificada a fiscalização no trânsito, é preciso que os condutores tenham consciência do risco que é dirigir sob o efeito de álcool. Além disso, o gerente de trânsito garante que com um empurrão do governo do Estado, esses dados alarmantes sofreriam uma queda, diminuindo as penalidades no trânsito. “É preciso que o governo invista mais em campanhas de conscientização para que os motoristas entendessem o perigo em dirigir alcoolizados”.

Durante as blitze realizadas pela Transalvador, Neri afirmou que 22 agentes trabalham em conjunto. Para cada condutor flagrado aloolizado com 0,29 miligramas de álcool por litro de ar, é aplicada uma penalidade com multa e suspensão do direito de dirigir por 12 meses, além de somar sete pontos na carteira de habilitação. Quando ultrapassado esse limite, o condutor comete não apenas a penalidade administrativa, como também o crime de trânsito, sendo encaminhado à delegacia.

Visando coibir o abuso dos condutores no trânsito da cidade, a Transalvador garante que para 2014 várias ações serão realizadas através do programa “Condutor Cidadão”. “Daremos continuidade, no ano de 2104 às várias ações que realizamos em 2013, orientando o condutor não só no sentido dele ter a consciência dos riscos que corre, como também o ponto de vista legal em saber que pode perder a CNH. Estamos planejando uma ação mais forte no sentido de convidar alguns condutores que cometem os maiores índices de infrações para que a gente possa estar sensibilizando e realmente promovendo uma redução ainda maior de acidente de trânsito em Salvador”, garantiu a gerente de educação para o trânsito, Miriam Bastos.
Ainda que tenha sido uma redução tímida, Miriam afirmou que o programa de conscientização no trânsito ajudou e muito na redução das infrações dos motociclistas. “O resultado foi tão positivo e significativo com os motociclistas que iremos ampliar esse raio de fiscalização e ação educativa, também, com os condutores de veículos de carros normais”, contou.
Além disso, Miriam contou que a Transalvador intensificará e melhorará a parte de tecnologia para subsidiar o trabalho dos agentes de trânsito. “Esperamos reduzir ainda mais os níveis de acidentes de trânsito em 2014, principalmente agindo com a parte de educação para o trânsito”.
Abrindo os trabalhos em 2014, no Carnaval, a Transalvador garante que realizará uma ação grande para coibir a combinação de álcool e direção, envolvendo a população em geral, com a ação educativa, condutores de ônibus e condutores de táxi.
“Durante todo o ano estaremos com programações sérias e fortes em relação a coibir abuso de condutores não só na combinação álcool e direção mais, principalmente, na questão comportamental, pois percebemos que a questão do comportamento do condutor interfere demais nos índices de acidente de trânsito”, concluiu a gerente de educação para o trânsito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário