segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

SAIBA A VERDADE SOBRE ESTRIA E GRAVIDEZ...

FONTE: Mariana Lima/Doutíssima, TRIBUNA DA BAHIA.

 Muitas coisas mudam depois de ter um bebê – horários, tempo de sono e sensação de liberdade, para citar alguns.
Junto com as mudanças na rotina, tem muitas mudanças físicas que virão também. O principal deles são as estrias. Para muitas mulheres, as estrias fazem parte do processo de ter um bebê, como fraldas e mamadeiras.

“Minha barriga coçava e ficava muito apertada quando eu estava grávida – e é claro, percebi como as linhas na minha barriga cresceram” diz Maggie Shaw, uma mãe de 38 anos de idade, em São Francisco. “Elas pioraram ainda mais depois da minha segunda gravidez.”

Anatomia de uma estria.
As estrias acontecem quando seu corpo cresce mais rápido do que a sua pele pode acompanhar. Isto faz com que as fibras elásticas que ficam sob a superfície da pele quebrarem, resultando em estrias.

Você ganha cerca  de 14 quilos durante os 9 meses em que você está grávida, diz Heidi Waldorf , professora clínica de dermatologia da escola de medicina de Mt. Sinai, em New York City. Crescer rapidamente assim pode deixá-la com estrias, especialmente em sua barriga e seios, duas áreas que crescem mais. As estrias podem aparecer também nas coxas, nádegas e braços. Muitas vezes, as marcas começam avermelhadas ou roxas, mas depois da gravidez elas se tornam gradualmente brancas ou cinzas.

Especialistas dizem que as mulheres que estão em um peso saudável devem ganhar cerca de 10 a 15 quilos. “Não é uma má idéia tentar ficar entre esses números e também tentar ganhar de forma lenta e progressivamente, ” diz Mary Lupo, professora de dermatologia na Universidade de Medicina de Tulane.

Em outras palavras, quando se trata de estrias, a rapidez em que você ganha pode ser tão importante quanto a quantidade que você ganha.

Quem adquire estrias.
Cerca de 90% das mulheres vão ter estrias alguma hora entre seu sexto e sétimo mês de gravidez, de acordo com a Academia Americana de Dermatologia.
Se a sua mãe teve estrias, então é provável que você terá também, uma vez que a genética desempenha um papel no caso.
Se você tem uma pele clara, provável que você desenvolva estrias rosadas. As mulheres de pele mais escura tendem a desenvolver estrias mais leves do que seu tom de pele.

Existe prevenção?
Infelizmente, não há nenhuma maneira de evitar estrias. Não há um creme ou loção para evitar, diz Lupo.
Manter a pele hidratada com uma loção ou creme rico é sempre uma boa idéia. diz Lupo, especialmente se ele faz sua pele se sentir melhor, mais suave e mais forte, e se ajuda a coceira que pode vir com a sua barriga crescendo.

Manter o corpo hidratado com água também ajuda, diz Anne Chapas, professora clínica de dermatologia no Centro Médico Monte Sinai, nos Estados Unidos.

Algumas mulheres estão simplesmente tentando aceitar a nova pele que possui, agora que o bebê chegou. “Sabendo que não há realmente nenhuma fórmula mágica, decidi abraçar ( as estrias)  como parte do meu novo corpo de mãe. Novas curvas, novo formato e nova pele também.”, diz Shaw.

Nenhum comentário:

Postar um comentário