domingo, 30 de junho de 2013

FESTA DE FORMATURA...

    
Recentemente criado, o Instituto Teológico Rio das Contas (ITERC), localizado na quadra 40 no loteamento Amaralina, realizou no ultimo dia 29 a formatura  de sua primeira turma no curso Médio em Teologia. Focado no principio Divino, quando o mesmo, exorta a Timóteo, por intermédio do Apostolo  Paulo, a se apresentar como Obreiro provado.
O ITERC oferece em seu portal, o Curso Médio em Teologia com uma grade curricular com 24 Matérias e o Curso de Bacharel em Teologia, com uma grade curricular com 48 Matérias e três anos de duração. 
O Diretor do referido Instituto o Bel. em Teologia, Pastor Edmilson Carvalho, comunica aos interessados que as matriculas para o segundo semestre já estão abertas, tanto na sede do  referido Instituto ou então através do e-mail: iterc1@hotmail.com



OBS.: MATÉRIA E FOTOS ENCAMINHADAS PELO AMIGO E Bel. EM TEOLOGIA EDMILSON CARVALHO, A QUEM AGRADEÇO A GENTILEZA E COLABORAÇÃO.

CONHEÇA UM POUCO MAIS SOBRE O CÂNCER...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

      

Muitas pessoas pensam que as mulheres são as mais propícias a desenvolver um câncer ou que a doença é contagiosa. Na verdade, todos estão sob risco, desde as crianças aos idosos, homens ou mulheres, independente da raça. Apenas 10% dos cânceres são hereditários e até 50% dos cânceres podem ser prevenidos. Segundo a oncologista Patrícia Borrione, “o que ocorre é que alguns tipos de câncer são exclusivos das mulheres, como o de colo uterino, trompas, vulvas e ovários. Alguns são mais comuns em mulheres, como o de mama, mas 1% dos homens pode desenvolver a doença”, explica.

Dieta rica em frutas e fibras, prática regular de exercícios físicos, não fumar e não ingerir bebidas alcóolicas são recomendações da Organização Mundial de Saúde para a prevenção de câncer, especialmente o câncer de intestino e câncer de mama.

“A maioria dos tumores, se detectados em estágios iniciais, são passíveis de cura. Alguns tipos de câncer, mesmo em estágio avançado, como o câncer de testículo, o de canal anal e os linfomas, têm grandes chances de cura. E alguns tumores mesmo em estágios precoces, como câncer de pâncreas e tumores de alto grau do sistema nervoso central, têm prognóstico desfavorável”, alerta Patrícia Borrione.

O câncer é uma doença decorrente do surgimento de uma célula atípica em um dado órgão do organismo humano, imune ao sistema de defesa, que apresenta a capacidade de crescimento e multiplicação desordenada. O tumor maligno tem a capacidade de promover metástases, ou seja, disseminar para outros órgãos.

Muitos dos fatores de riscos ou causas para o desenvolvimento de um câncer são desconhecidos. A Dra. Patrícia Borrione explica que na grande maioria dos casos, o desenvolvimento de um câncer depende da exposição a um ou mais fatores de risco, aliado à predisposição genética.

“Algumas associações são fáceis de entender como é o caso do tabagismo e o câncer de pulmão. Nem todo fumante terá câncer de pulmão ou vice e versa. A explicação é que a exposição a fatores de risco de forma isolado não é o único evento necessário”, comenta a médica.

Os pilares do tratamento do câncer envolvem a cirurgia, a quimioterapia, a hormonioterapia e a radioterapia. Nem todo câncer tem indicação de cirurgia, como é o caso de leucemias e linfomas, ou de quimioterapia ou radioterapia ou hormonioterapia.

“A quimioterapia clássica age em células de divisão rápida, promovendo dano à estrutura do DNA durante a sua duplicação, induzindo, por fim, a morte celular. Age tanto em células saudáveis como cancerígenas. Os efeitos colaterais de quimioterapia como queda do cabelo e da defesa imunológica deve-se a ação nas células saudáveis”, explica a oncologista.

Ainda sobre o tratamento do câncer, a médica Patrícia Borrione comenta que, nos últimos anos, vem surgindo medicamentos mais direcionados e exclusivos para uma fase específica do ciclo celular com o intuito de minimizar os impactos do tratamento oncológico.

ANVISA AMPLIA INDICAÇÃO DE VACINA CONTRA VÍRUS CAUSADOR DE CÂNCER...

FONTE: DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).


Uma das vacinas contra o HPV, vírus sexualmente transmissível ligado à ocorrência de câncer do colo do útero, do ânus e de garganta, poderá ser indicada para mulheres a partir dos nove anos de idade, segundo decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

A indicação da Cervarix, fabricada pela farmacêutica GSK, antes se limitava à faixa dos dez aos 25 anos. A vacina contra o HPV ainda não está no calendário nacional de imunização mas está disponível em clínicas particulares.

No entanto, já era comum o uso da vacina em mulheres mais velhas, apesar das indicações da bula, por causa das evidências de benefício da imunização mesmo para quem já teve contato com o vírus.


A vacina Cervarix é bivalente, isto é, protege contra dois tipos de vírus HPV comumente ligados ao câncer do colo do útero. São necessárias três doses da imunização administradas num período de seis meses.


No Brasil, também está no mercado a vacina Gardasil, da MSD, que é quadrivalente (protege contra quatro tipo de HPV). Indicada para mulheres e homens com idades de nove a 26 anos, ela protege contra câncer do colo do útero, da vulva, vagina, do ânus e contra verrugas genitais e também é administrada em três doses.

MULHERÃO: JADE BARBOSA SURPREENDE AO PUBLICAR FOTO SEXY...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Ginasta chamou atenção ao mostrar as pernas definidas.
     
Bem diferente da menina que disputou os Jogos Olímpicos de 2008 - e que fez todo o Brasil se emocionar com as lágrimas após errar em um dos aparelhos. Assim apareceu Jade Barbosa em fotos publicadas pela própria ginasta em uma rede social.
Um mulherão, Jade posou com visual sexy, exibindo uma barriga sequinha e coxas definidas, deixando as meninas com inveja e os garotos babando. 
       

SAÚDE RESPONDE: POR QUE SE FALA TANTO DE VITAMINA D?...

FONTE: DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).

Por que tem se falado tanto de vitamina D ultimamente? Todas as pessoas que conheço estão com falta da substância. Não seria um modismo?
 
PERGUNTA DE: RITA MARIA, SÃO PAULO.
Segundo Victória Borba, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a evolução dos métodos de dosagem da vitamina D nos últimos dez anos e o aumento de dados sobre o impacto da falta da substância fizeram com que ela ganhasse mais atenção e importância.

"Com o aumento do envelhecimento da população brasileira, a prevalência de osteoporose aumentou e isso também nos fez questionar as causas. Uma delas é a falta da vitamina D, que tem ação na saúde dos ossos", diz Borba.


A médica diz ainda que a observação de que a vitamina tem ação em outros tecidos foi outro "grande pulo" da substância. Há estudos que relacionam a falta dela a certos tumores e doenças imunes.

NAMORADA DE FRED EVITA HOLOFOTES E EXPLICA: "NÃO QUERO APARACER"...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.

 

Ana Gabriela Cortes se disse reservada e evita falar do namorado.

          

Foco de holofotes, após ser descoberta como o novo amor do atacante Fred, Ana Gabriela Cortes tem feito de tudo para permanecer no anonimato. A morena, que tem evitado contato com a imprensa, conversou rapidamente com a coluna Retratos da Vida e explicou o motivo de ficar longe das lentes e holofotes.

A moça, que está apaixonada pelo jogador, garantiu que não tem a menor pretensão de ficar famosa. "Não quero aparecer. Não busco fama. Eu prefiro ficar na minha. Sou reservada e no momento não quero falar nada sobre o Fred", disse.

Surpresa com a imensa repercussão gerada após Fred comemorar um gol fazendo um coração em direção à torcida, a empresária disse que assistirá à final da Copa das Confederações, no Maracanã.

ESTUDOS QUESTIONAM SEGURANÇA DE NOVAS DROGAS PARA DIABETES...

FONTE:***  GIULIANA MIRANDA, ENVIADA ESPECIAL A CHICAGO (www1.folha.uol.com.br).

Sucesso de vendas e com alto custo, os remédios contra o diabetes tipo 2 com base no hormônio GLP-1, os "primos do Victoza", são o xodó da indústria farmacêutica. Por seu potencial emagrecedor e por causar baixa incidência de hipoglicemia, esses medicamentos também ganharam a preferência de endocrinologistas.

Agora, com o uso continuado dos primeiros medicamentos dessa classe por uma quantidade grande de pacientes, começaram a surgir trabalhos científicos indicando risco aumentado para pancreatite e alguns cânceres.

O GLP-1 é um hormônio produzido normalmente pelo organismo que favorece a liberação da insulina e contribui para a sensação de saciedade. Esses novos remédios, grosso modo, usam hormônios similares ao GLP-1 para turbinar esses efeitos.

De acordo com autores de artigos que questionam a segurança dos medicamentos, seus efeitos potencialmente perigosos foram omitidos dos testes clínicos apresentados pelas farmacêuticas.

"As partes individuais de evidências não publicadas podem parecer inconclusivas, mas, quando consideradas com outras evidências emergentes ou já antigas, um quadro preocupante surge" disse Deborah Cohen, diretora de investigação do "British Medical Journal", que publicou um extenso material sobre o assunto neste mês.

O assunto foi debatido na reunião científica da ADA (Associação Americana do Diabetes), que terminou nesta semana em Chicago (EUA).

        
DEFESA.
As farmacêuticas negam que tenha havido omissões e endocrinologistas saíram em defesa dos produtos, considerando que os dados ainda não são conclusivos.

"O paciente com diabetes tem maior propensão a desenvolver pancreatite e alguns cânceres. Os resultados não conseguiram provar uma relação de causalidade entre as drogas e esses problemas", disse o endocrinologista Freddy Eliaschewitz, diretor do CPClin (Centro de Pesquisas Clínicas), de São Paulo.

Marcos Tambascia, endocrinologista e professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), concorda com o colega e destaca que as novas drogas têm recebido atenção por obter perda de peso.

Esse efeito fez com que muita gente que não tem diabetes usasse o remédio como emagrecedor, o chamado uso "off label" (fora da bula).

"É muito arriscado. Não há testes que confirmem a segurança ou possíveis efeitos colaterais. Não é nem possível calcular a dose adequada", disse Eliaschewitz.

O diabetes tipo 2, diretamente relacionado à obesidade, é uma epidemia mundial. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 347 milhões de pessoas têm o problema.

Devido ao alto custo --cerca de R$ 400 por mês, enquanto que a terapia-padrão, a metformina, é distribuída gratuitamente no país-- e à quantidade cada vez maior de potenciais usuários, essas drogas vêm recebendo investimentos da indústria.

O Victoza (liraglutida), o primeiro a ficar "famoso", e o Byetta (exosenatida) já são vendidos no Brasil. A Sanofi espera trazer sua versão, o Lyxumia (lixisenatida), já aprovado na Europa e na Austrália, no início do ano que vem.

A albiglutida, da GSK, e a dulaglutida, da Eli Lilly, mostraram bons resultados em estudos com versões para serem injetadas só uma vez por semana. Os demais são de dose diária, exceto o Byetta, usado duas vezes ao dia.

*** A jornalista GIULIANA MIRANDA viajou a convite da Sanofi.

SENADO PROMETE VOTAR PASSE LIVRE ESTUDANTIL NA QUARTA-FEIRA...


 FONTE: Das agências (redacao@correio24horas.com.br), CORREIO DA BAHIA.

 

Votação foi viabilizada porque presidente do Senado apresentou requerimento de urgência.

Quarta-feira, dia 3 de julho. Essa é a data prevista pelo presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), para que o projeto que regulamenta o passe livre para estudantes brasileiros seja votado pelos senadores. A votação na quarta-feira foi viabilizada porque Calheiros apresentou  requerimento de urgência à proposta apresentada  por ele mesmo. 

Renan diz contar com a simpatia da presidente para a proposta, que já tem interlocutores contrários. O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), foi contrário ao requerimento de urgência.

Ele considerou que seria melhor que a proposta passasse pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), a fim de se chegar a uma estimativa de quanto custaria a gratuidade do transporte público coletivo em todo o país antes de ir para votação em plenário. 

Renan destacou  que o custeio do passe livre será possível através da exploração do petróleo da camada do pré-sal. “É a primeira vez que nós temos a definição clara de quais recursos suportarão o passe livre”, afirmou Calheiros.

Comissão.
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal informou ontem que deve concluir, nesta terça-feira, a  votação do projeto de lei que institui o Regime Especial de Incentivos para o Transporte Coletivo Urbano e Metropolitano de Passageiros (Reitup).

A proposta tem como meta diminuir os preços das tarifas cobradas dos usuários por meio da redução da carga tributária. Ela precisa ser votada novamente na CAE para poder ir ao plenário. 

O projeto concede benefícios fiscais em nível federal condicionados à implantação do bilhete único.

Alíquotas. 
Segundo  o projeto apresentado pelo  senador Lindbergh Farias (PT-RJ), haveria uma diminuição de 2% para 0,5% da contribuição patronal à seguridade social e a redução a zero do PIS/Pasep e da Cofins na aquisição de insumos relativos à operação dos serviços de transporte, como óleo diesel, energia elétrica e bens de capital (veículos e pneus, por exemplo).

Além disso, o projeto prevê a possibilidade de municípios e estados  reduzirem a zero alíquotas do ISS sobre passagens e do ICMS sobre óleo diesel, chassis, carrocerias, veículos, pneus e câmeras de ar, dentre outros
maquinários.

GOVERNO VAI ANUNCIAR VACINAÇÃO CONTRA HPV NA REDE PÚBLICA...

FONTE: JOHANNA NUBLAT, DE BRASÍLIA & ANDRÉIA SADI, DO PAINEL (www1.folha.uol.com.br).


O Ministério da Saúde vai anunciar, na segunda-feira, a inclusão da vacina contra o HPV (papilomavírus humano) no calendário público.

Esse vírus está ligado a diversos tipos de câncer --de útero principalmente, mas ainda o anal e de garganta, entre outros-- e ao aparecimento de verrugas genitais.

O contato íntimo já permite a transmissão do vírus, não sendo necessária para tanto uma relação sexual.

Duas vacinas disputam o anúncio: a quadrivalente (da americana MSD) e a bivalente (da inglesa GSK). As duas oferecem proteção contra os dois tipos de vírus mais frequentemente relacionados ao câncer do colo do útero. A da MSD também oferece proteção contra verrugas genitais.

A ideia é que a empresa escolhida faça transferência de tecnologia para um laboratório público nacional --Instituto Butantan ou Fiocruz.

O modelo a ser adotado não foi detalhado pelo ministério. A proposta que vinha sendo estudada no último ano era oferecer a vacina para meninas com idades próximas à faixa dos dez anos, para garantir que estejam imunizadas antes do início de qualquer atividade sexual.

A estratégia de vacinação que vinha sendo defendida era aproximar as escolas dos postos de saúde, garantindo que o esclarecimento sobre a nova vacina a professores, alunos e familiares, e a oferta no posto de saúde.

O governo quer garantir que seja passado o seguinte recado: a vacinação contra o HPV não descarta a necessidade da realização periódica do exame ginecológico.

Enquanto o governo federal discutia a inclusão da vacina, alguns governos locais passaram a oferecê-la por contra própria, caso do Distrito Federal.


Nesta semana, a pedido da GSK, a Anvisa ampliou a indicação etária da vacina contra o HPV para meninas acima de nove anos -o limite até então era de dez a 25 anos.

ALLAN DO CARMO É CONVOCADO PARA MUNDIAL EM BARCELONA...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.

 

Mundial de Maratonas Aquáticas será realizado entre os dias 11 e 29 de julho, em Barcelona, na Espanha.

O nadador baiano Allan do Carmo foi convocado para o XV Campeonato Mundial de Maratonas Aquáticas, que será realizado entre os dias 11 e 29 de julho, na cidade Barcelona, na Espanha. O atleta disputará as provas de 10 e 25 Km.

         
Allan será o único representante baiano no torneio, já que Ana Marcela e Luis Rogério Arapiraca nadam por clubes de São Paulo. Medalhista nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, Allan do Carmo é uma referência na maratona aquática brasileira.
Recentemente, o Allan foi convidado para fazer seus treinamentos no México, acima do nível do mar. A medida tem como objetivo melhorar o desempenho aeróbico do atleta.

ENTENDA O SIGNIFICADO DO 2 DE JULHO...

FONTE: Tiago Nunes e Kelly Cerqueira, TRIBUNA DA BAHIA.

                      
Às vésperas das comemorações da Independência da Bahia, o 2 de Julho, que esse ano passa a fazer parte do calendário histórico do Brasil, está sendo aguardado com muita expectativa na capital baiana diante do quadro histórico de manifestações populares que vive o pais. O dia, que representa a verdadeira data de independência do país, foi marcada pela participação popular na luta não apenas pela liberdade do domínio lusitano, mas por várias causas que aprisionavam o povo brasileiro ao regime político imposto na época, assim como nos dias atuais.
Para Vlamira Albuquerque, historiadora e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), a Independência da Bahia pode ser considerada mais importante do que o ato pacífico da proclamação da Independência do Brasil por Dom Pedro I, às margens do Rio Ipiranga, em setembro de 1822. Para ela, a independência baiana consolidou a Independência do Brasil pela forte mobilização popular.
De acordo com a historiadora, apesar da luta pela Independência da Bahia ter sido iniciada antes da brasileira, ela só aconteceu um ano depois. Esta guerra durou cerca de um ano e alguns dias, entre 25 de junho de 1822 e 2 de julho de 1823. Os constantes desentendimentos e a insatisfação com a Coroa Portuguesa vinham se intensificando desde o século XIX.
No entanto, o estopim da guerra aconteceu em fevereiro de 1822, quando o governo português nomeou o tenente-coronel Madeira de Melo para exercer o cargo de comandante das armas na Província. Ele substituiu o coronel brasileiro Manuel Pedro de Freitas Guimarães. Mas a nomeação de Madeira de Melo não foi aceita de forma pacífica pelos brasileiros. O tenente-coronel português ordenou que as tropas lusitanas ocupassem as ruas de Salvador. Os brasileiros também reagiram e os conflitos se iniciaram e se intensificaram.

A historiadora faz um paralelo entre a batalha do 2 de julho e as atuais manifestações que estão acontecendo no Brasil destacando que, em ambas situações, os brasileiros mostraram uma forte inclinação para gerar mudanças sociais. “As lutas aconteceram em contextos históricos e sociais distintos, mas o desejo de mudanças é similar aos dias atuais. No fim do período colonial falamos de uma sociedade muito diferente com condição marcada em ser ou não escravo. O 2 de julho foi uma batalha por varias causas. Para os escravos era momento de lutar pela liberdade, os pequenos proprietários e agricultores pediam por redução dos altos impostos. Acredito que as manifestações atuais representam um novo momento para o Brasil”, detalhou a historiadora.

POPOZUDOS: MULHER MELANCIA BRINCA COM ‘ATRIBUTOS’ DE HULK E IMITA JOGADOR; VEJA FOTO...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Andressa Soares comparou o seu bumbum ao do atacante.


Em clima de Copa das Confederações, Andressa Soares, a Mulher Melancia, aproveitou para brincar com um dos atletas da Seleção Brasileira. A morena publicou uma foto onde imita a posição do atacante Hulk, que tem chamado atenção das meninas pelos atributos físicos.

    
Popozuda assumida e declarada, Melancia disse que faz parte das meninas que admiram o bumbum do jogador. ”Desde o primeiro jogo as pessoas ficam falando, a Mulher Melancia está em campo. Um fã me pediu uma foto e disparou: ‘Hulk está te ganhando no popozão’", brincou.
Andressa disse ainda que fica de olho no jogador quando o Brasil está jogando. "Sem dúvidas! Ele tem um bumbum gigante. Gosto de homem com pernão e bumbunzão", disse empolgada.

sábado, 29 de junho de 2013

EXCELENTE OPORTUNIDADE...


Vende-se uma casa residencial (FOTOS) localizada no Caminho 29, Urbis III – Jequiézinho, JEQUIÉ – BAHIA,  próximo ao Colégio Stela Câmara D’Bois.

No térreo: garagem, sala, copa, cozinha, 1 quarto, área de serviço e banheiro.

 Na parte superior: 2 quartos, 1 closet, sala de TV, banheiro e varanda.

Os interessados em maiores informações devem manter contato pelos fones: (73) 3525.9354  / (73) 8857.2293 (OI) e (73) 9151.3452 (TIM).




CONVITE PARA UMA REVOLUÇÃO...

                                                                

Durante a nossa vida, aprendemos a valorizar coisas que 

não são fundamentais: materialismo, modismo, poder, status 
e coisas desse tipo são “o que importa” na nossa sociedade. 

Por isso, queremos convocá-lo para uma revolução! 

Vamos renovar a espécie humana!

Vamos investir na ALMA, resgatar não só a NATUREZA, mas o natural, vamos vender mais 

PAZ, não filtrar as emoções, aumentar a QUALIDADE DE VIDA, contabilizar as boas relações, 
reciclar as relações ruins, reatar as velhas AMIZADES!

Equipe o prazer, trabalhe a perseverança, vença o cansaço, faça a diferença sem precisar de 
propaganda. Resolva tudo sem alarde, use o marketing da sinceridade, cobre profissionalismo
de todos, inclusive daquele que você elegeu.

Vamos maximizar a ENERGIA, preservar os RECURSOS, tratar a ÁGUA, pois ela é a nossa 
fonte de VIDA. E como o ar, que também é fonte de vida, vamos ser transparentes. Renove o 
estoque de sorrisos, canalize os bons pensamentos, divulgue mais o AMOR. Abrace mais, 
beije os seus amores, relembre-os quanto os ama e, com a mesma força, diga “não” ao 
racismo, à intolerância, à discriminação.

Seja saudável, inclusive nas atitudes. Dê bons exemplos, diga a verdade, principalmente às crianças, para que elas cresçam sabendo ACREDITAR. Crie seus filhos como cidadãos do mundo. Cultive suas 
crenças, RESPEITE as crenças dos outros e viva na razão da emoção, lutando pela felicidade plena, por um futuro melhor e AGRADEÇA sempre por estar nesse mundo!

"A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação." Chico Xavier – Emmanuel.

ORAÇÃO REFAZENTE...


Almas da Terra,

Quando o fragor das inquietações estiver a ponto de estraçalhar-vos, se nas encruzilhadas não souberdes o caminho a seguir e todas as rotas vos parecerem acesso a abismos; quando insuportável desesperação vos houver arrastado a conclusões infelizes que vos pareçam ser a única solução; quando os infortúnios em vos excruciando tendei a tornar-vos indiferentes ao próprio sofrimento: tendes o veículo da oração e dispondes do acesso à meditação remediadora.

Talvez, não vos sejam supressos os problemas, nem afastadas as dificuldades; no entanto, dilatareis a visão para melhor e mais apurado discernimento, lobrigareis mais ampla compreensão da Vida e das suas legítimas realidades, experimentareis a presença de forças ignotas que vos penetrarão. Vitalizando-vos, elevar-vos eis a zonas psíquicas relevantes donde volvereis saturados de paz com possibilidades de prosseguirdes não obstante quaisquer difíceis conjunturas existentes ou por existirem.

Porque a prece apazigua e a meditação refaz. A oração eleva enquanto a reflexão sustenta. O pensamento nobre comungando com Deus, em Deus está a Vida, e dialogando em conúbio de amor extravasa as impurezas e se impregna com as sublimes vibrações da afetividade, que se converte em força dinâmica para sustentar as combalidas potencialidades que, então, se soerguem e não mais desfalecem.

Não vos arrojeis desastradamente nas valas da ira irrefreável ou nas vagas da insensatez. Antes que vou assaltem os demônios do crime, erguei-vos do caos, pensando e orando. Há ouvidos atentos que captarão vossos apelos e cérebros poderosos que emitirão mensagens respostas que não deveis desconsiderar. Amores que vos precederam no além-túmulo vigiam e esperam por vós. Amam e aguardam receptividade. Não vos enganeis nem vos desespereis. Tende tento. Falai ao Pai na prece calma e silenciai para o ouvirdes através da inspiração clarificadora. Nada exijais. Quem ora não impõe.

Orar é abrir a alma, externar estados íntimos, refugiar-se na Divina Sabedoria, a fim de abastecer-se de entendimento penetrando-se de saúde interior. E quando retornardes da incursão pela prece exultar, apagando as sombrias expressões anteriores, superando as marcas das crises sofridas e espargindo alegrias em nome da esperança que habitarás em vós.

Trabalhando pelo Bem o Homem ora. Orando na aflição ou na alegria, o Homem trabalha. E orando conseguirá vencer toda a tentação, integrar-se com plenitude no Espírito da Vida que flui da Vida abundante com forças superiores para trabalhar e vencer.

                                Olá Alma Irmã, nossas Fraternais Saudações!
Que esta mensagem chegue com nossas melhores vibrações de Paz e Saúde!!
Obrigado pela companhia!!!
Centro Espírita Caminhos de Luz – Pedreira – SP – Brasil.

Pelo Espírito Victor Hugo, Do Livro: Sublime Expiação, Médium: Divaldo Franco.

LEMA DA VIDA...

                   

Indagas, muita vez, alma querida,
Como apagar ofensas,
Conforme ensinas, crês, queres ou pensas
No perdão por dever...
Fita o mundo em que moras,
Todo bem que se faz ou que se imortaliza
Conserva por divisa :
Renovar e esquecer.

A noite cria a escuridão que aflige
Pelo fardo das sombras exteriores,
Mas eis que surge a aurora e canta em cores,
Saudando o novo dia a renascer...
Nada recorda as trevas dissipadas,
O Sol fulge nos lares onde estamos,
Não longe louvam pássaros nos ramos :
Renovar e esquecer.

O grande rio abaixa-se de todo
Para abraçar os córregos da serra
E colhe humildemente os detritos da terra,
A servir e a correr;
Por mais que se lhe atire pedra e lodo à face,
Não revida, não chora, não blasfema,
Segue espalhando amor, sustentando por lemna:
Renovar e esquecer.

No mar, a tempestade grita em fúria
A nave mais potente, a mais ampla e veloz,
recorda simplesmente uma casca de noz
Em férrea luta por sobreviver...
Depois a paz do Céu derrama-se no abismo,
O torvelinho cessa, a estrada é mansa
E a maré balbucia a oração da esperança:
Renovar e esquecer.

Assim também, se amados te esqueceram,
Se pelos bens, que aguardas e produzes,
Recebes tão-somente as lágrimas e as cruzes
De provas que te fazem padecer,
Desculpa, serve, ampara, ama e auxilia
E encontrarás enfim, por mais triste ou cansada,
A clara voz de Deus, lembrando-te na estrada:
Renovar e esquecer.

ESQUECER PARA RENOVAR

Chico Xavier - Maria Dolores

"A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina Espírita é a sua divulgação." Chico Xavier – Emmanuel.

MUSCULAÇÃO MELHORA VIDA DE IDOSOS...

FONTE: Silvana Blesa, TRIBUNA DA BAHIA.

A musculação é febre entre os jovens que desejam um corpo definido, mas o grupo da terceira idade já começou a se preocupar com a saúde e muitos estão em busca de qualidade de vida para ter uma velhice saudável. Uma nova técnica de musculação do futuro não beneficia somente quem deseja manter o corpo em forma, mas, os idosos também podem adotar essa prática que garante o bem-estar e o fortalecimento dos músculos. Já é comprovado cientificamente que a musculação vai além da hipertrofia, sendo essencial para o processo de manutenção da saúde.

O fisiologista Paulo Gelatti, relata que o treinamento da musculação do futuro se baseia na eletroestimulação e na musculação convencional. “Essa técnica é um treinamento híbrido, que tem o conceito de juntar a eletroestimulação com o treinamento muscular, sendo indicado para quem deseja trabalhar dois tipos de contrações musculares, a voluntária e a involuntária”, afirma.

Quem está em busca de saúde, disposição e combater a osteoporose na terceira idade pode experimentar os benefícios da vibração mecânica na plataforma vibratória com eletroestimulação que foi baseado na técnica de treinamento híbrido.

De acordo com o especialista, essa técnica funciona como um processo fisiológico, chamado reflexo miostático. “É possível trabalhar musculaturas agonistas e antagonistas em equilíbrio, pois com a vibração existe uma harmonia nas contrações musculares beneficiando as articulações e ligamentos”, afirma o fisiologista.
É muito comum o idoso sofrer quedas ao realizar tarefas simples do dia a dia, por manter um desequilíbrio muscular, principalmente se a pessoa não tem o costume de andar, fazer exercícios ou subir escadas.
”Na terceira idade é normal perder 8% de força e principalmente de membros inferiores. Além disso, com o avanço da idade esse valor pode aumentar até 50%, o que contribui para a osteopenia, perda de massa óssea em idosos além de perder massa muscular magra”, acrescenta o especialista. Mas com a musculação do futuro esses resultados relacionados à perda de força e massa muscular podem ser modificados.
“Com a musculação é possível dar uma intensidade para o músculo e preservar a articulação pela falta da presença de carga, aumentando o tônus muscular das coxas, glúteos, e abdômen, combatendo o envelhecimento”, ressalta o especialista.

Apesar de fortalecer os músculos, a musculação do futuro diminui o percentual de gordura corporal, ou seja, emagrece, pois seu gasto calórico é muito elevado.


Nessa faixa etária o metabolismo reduz e ocorre um aumento no acúmulo de gordura, principalmente na cintura, que pode trazer riscos a saúde, como problemas cardíacos. Os benefícios da musculação vão além de manter uma boa qualidade de vida, mas também ajuda endurecer o bumbum. O treinamento consegue definir e modelar o bumbum com mais intensidade, diminuindo a flacidez. Essa técnica vem sendo usada em várias academias do Brasil. 

PAOLLA OLIVEIRA POSA SEXY PARA ENSAIO; VEJA FOTOS...

FONTE: Emília Oliveira (emilia.oliveira@redebahia.com.br), CORREIO DA BAHIA.


A atriz esbanjou sensualidade durante sessão de fotos para a campanha de uma importante marca de sapatos e acessórios femininos.



No ar como a protagonista da trama global Amor à Vida, a atriz Paolla Oliveira esbanjou sensualidade durante sessão de fotos para a campanha de uma importante marca de sapatos e acessórios femininos. A bela, que agora é o novo rosto da Arrezzo, foi fotografada pelo badalado inglês Tom Munro, conhecido por celebres retratos de personalidades como Madonna, Jude Law, Scarlett Johansson e Anne Hathaway, entre outros. No cenário, areia, figurinos rústicos e muito fogo.

"O um bom acessório é a chave para um visual arrematador. Às vezes a peça é o próprio visual. Com uma roupa mais básica, bolsa e sapato de cor forte dão toque moderno e estiloso à produção", afirmou Paolla durante a sessão de fotos. A campanha faz parte do lançamento da coleção Verão 2014 da marca e as fotos começam a circular por todo o Brasil no início de agosto, incluindo outdoors em pontos estratégicos de Salvador.
     

MULHERES COM MAIS DE 25 ANOS PODEM SER VACINADAS NO BRASIL CONTRA O HPV...

FONTE: Agência Brasil, TRIBUNA DA BAHIA.

Mulheres com mais de 25 anos poderão ser vacinadas contra o HPV (papilomavírus humano), de acordo com decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada Diário Oficial da União, edição de terça-feira (25). Antes, a aplicação da vacina era limitada a mulheres de 9 anos a 25 anos.
O HPV é uma doença sexualmente transmissível. A infecção causada pelo vírus aumenta em até 100 vezes o risco de a mulher desenvolver câncer no colo do útero. A vacina imuniza contra os tipos mais comuns do vírus.
Segundo estudo da Associação Brasileira de Patologia no Trato Genital Inferior e Colposcopia, após cinco anos de atividade sexual, 60% das mulheres se infectam com algum dos 130 genótipos do HPV.
A decisão da Anvisa garante a mais mulheres acesso à vacina. 

SUS VAI REGISTRAR CASOS DE AGRESSÃO POR HOMOFOBIA...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.


Iniciativa será aplicada inicialmente aos estados de Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.


O Ministério da Saúde vai tornar obrigatório o registro dos casos de violência por homofobia atendidos na rede pública de saúde. A partir de agosto, a iniciativa será aplicada aos estados de Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Em janeiro do próximo ano, será estendida ao restante do país. 

O anúncio da obrigatoriedade ocorreu na quinta-feira (27) durante o lançamento do Sistema Nacional de 
Promoção de Direitos e Enfrentamento à Violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (Sistema Nacional LGBT), pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República. Na ocasião também foi apresentado Relatório sobre Violência Homofóbica no Brasil em 2012.

Para o ministro da Saúde Alexandre Padilha, a obrigatoriedade da notificação será uma ferramenta importante de promoção e de garantia de direitos à comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais). Segundo ele, o preenchimento de um formulário pelo profissional que realizou o atendimento vai tornar visível a dimensão real do problema da homofobia. 

“É fundamental conhecer a magnitude das violências que acometem esta população, identificando quem são as vítimas, quais os principais tipos de violências, locais de ocorrência, a motivação, 
a oportunidade do uso do nome social, dentre outras informações”, afirmou o ministro. Ele explicou que este conhecimento vai servir para a formulação e implementação de políticas públicas de enfrentamento às violências homofóbicas e políticas públicas de atenção e proteção à população LGBT.

O Relatório sobre Violência Homofóbica aponta que, em 2012, ocorreram 3.084 denúncias e 9.982 violações de direitos humanos relacionadas à identidade de gênero. Isso representa um crescimento significativo, se comparado ao ano anterior, quando foram registrados 1.159 casos de denúncias de violência e 6.809 violações de direitos.

Também houve crescimento de 183% do registro de vítimas de violência por homofobia, subindo de 1.713 para 4.851. A maioria das vítimas (61,16%) tinha idade entre 15 e 29 anos. O documento foi realizado a partir da base de dados do Disque Direitos Humanos, Central de Atendimento à Mulher e 136 da Ouvidoria do Ministério da Saúde.

SOBE NÚMERO DE CRIANÇAS ACIMA DO PESO...

FONTE: Amanda Sant’Ana, TRIBUNA DA BAHIA.
A guloseima consumida na hora do recreio, a substituição de uma refeição por um lanche fast food, o biscoito e o salgadinho consumidos no final de tarde em casa, aliados ao sedentarismo, estão contribuindo, cada vez mais, para que crianças e adolescentes se tornem obesos. Isso porque os principais meios de diversão dessa nova geração são o computador, os jogos em celulares e o videogame. Esse comportamento é observado no Brasil e também nos Estados Unidos.

Através de uma pesquisa brasileira do Orçamento Familiar, realizada em 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 36,6% das crianças estão acima do peso, um índice preocupante, que mostrou um significativo crescimento da obesidade neste grupo nos últimos anos: “Hoje, observamos que os centros urbanos concentram grande parte dessa jovem população, justamente pelo fácil acesso às grandes redes de fast food, que não oferecem um cardápio adequado para substituir a refeição de dentro de casa. Aliado a este fato está o modo de vida sedentária que este jovem leva na cidade, no qual utiliza a tecnologia como única forma de diversão e lazer em seu dia a dia”, avaliou o cirurgião do aparelho digestivo, Dr° Luiz Vicente Berti.

Para, o especialista, foi-se o tempo em que ser uma criança gordinha era sinônimo de saúde. Na opinião dele, a obesidade não é mais apenas um problema estético: “O excesso de peso pode provocar o desenvolvimento de várias doenças metabólicas já na primeira fase da vida, como diabetes, problemas cardiorrespiratórios, ortopédicos e de cirrose hepática por excesso de gordura depositada no fígado - a chamada esteatose”, comentou.

Tratamento.
Considerada uma epidemia da modernidade, no Brasil, a obesidade gera um gasto anual de mais de R$ 400 milhões ao Sistema Único de Saúde (SUS), com tratamentos voltados às doenças relacionadas a este mal. Por isso, em março deste ano o Ministério da Saúde assinou a portaria que define desde a orientação e apoio a mudanças de hábitos até critérios para a realização de cirurgia bariátrica, que reduziu de 18 para 16 anos a idade mínima para a realização do procedimento. Além disso, não existe mais idade máxima para a realização da cirurgia, que até então era de 65 anos. Hoje, a norma determinante é a avaliação clínica, na qual se leva em conta os riscos e benefícios que podem acometer o paciente.

De acordo com o cirurgião, o tratamento da obesidade infantil exige esforço, não só para a criança, mas também para a família.

A criação de pequenos hábitos saudáveis, o incentivo a uma alimentação rica e apropriada, a realização de exercícios físicos e comportamentos que levam à melhoria da qualidade de vida são fundamentais.

“O método mais indicado para tratar a obesidade em crianças e em adolescentes se baseia, principalmente, na combinação de uma dieta prescrita por nutricionista aliada ao programa de atividade física regular com acompanhamento psicológico. Vale acrescentar que o apoio e estímulo da família são fundamentais durante o tratamento da obesidade. E quando os resultados da terapia de conduta não são satisfatórios, a cirurgia bariátrica é a indicação para reverter o quadro”, afirma Dr. Berti.

Fique atento!
Alguns alimentos devem ser evitados com intuito de uma boa alimentação, além de evitar a obesidade infantil. Abaixo, pontuamos algumas atitudes que podem colaborar com o aumento de peso nas crianças e devem ser evitadas:
-- Oferecer comida como recompensa - dizer que a criança só vai comer a sobremesa se comer tudo. Esse tipo de chantagem passa a ideia de que fazer uma refeição não é bom, mas a sobremesa sim.
-- Ameaçar a criança se ela não comer salada - essa atitude pode criar uma aversão maior a verduras, legumes.
-- Não dar o exemplo - pais que se alimentam de forma desbalanceada, dificilmente convencerão seus filhos a comer corretamente. Não adianta exigir que o filho tome suco natural, se os pais só consomem refrigerantes.
-- Ceder ao primeiro “não gosto” - as crianças têm suas preferências alimentares e elas devem ser respeitadas. Mas além de oferecer os alimentos que a criança mais gosta e pede, é importante também insistir e oferecer os demais alimentos, para que ela entenda que os alimentos que ela não gosta também são importantes.
É comum a criança aceitar novos alimentos apenas após algumas tentativas e não nas primeiras. Insista, em algum momento ela pode ceder.
-- Não deixar a criança sentar à mesa - a refeição da criança deve ser servida na mesa, junto com os adultos. Ela deve ter a oportunidade de, enquanto aprende a comer à mesa, participar da refeição familiar, reforçando os laços familiares de união e tornando a refeição um momento agradável.
-- Não estabelecer horários para as refeições - as crianças necessitam de regras e horários para se alimentar. Chantagens do tipo “se não comer, não brinca’”, por exemplo, devem ser evitadas.
O ideal é que se estabeleça uma disciplina que mostre “a hora de brincar e a hora de comer”, para que esses tipos de situações não se misturem na cabeça da criança.

Modificação do estilo de vida ajuda.
Como o tratamento interdisciplinar da obesidade se baseia na modificação do estilo de vida, o que implica na alteração dos hábitos alimentares e físicos, o especialista considera vital que o paciente conte com um trabalho integrado de acompanhamento da área nutricional, psicológica e de atividade física, não somente antes, mas também após o tratamento clínico ou cirúrgico da obesidade.

Nos casos cirúrgicos, para combater a obesidade infantil são indicadas as técnicas do balão intragástrico, banda gástrica ajustável, gastrectomia vertical e bypass gástrico: “A cirurgia bariátrica é uma técnica que vem sendo realizada desde 1974 e já conquistou seu espaço entre os tratamentos para combater a obesidade e controlar as doenças metabólicas, sendo considerada padrão ouro nestes casos. O procedimento tem apresentado bons resultados na perda de peso, refletindo positivamente na qualidade de vida, na imagem corporal e na melhoria da saúde física e emocional dos pacientes submetidos”, concluiu.