quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

ATENDIMENTO PREVIDENCIÁRIO CRESCE 15%...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

A Previdência Estadual, unidade vinculada à Secretaria da Administração (Saeb) e responsável pela política previdenciária da Bahia, ampliou em 15% o atendimento no interior baiano em 2013. Foram realizados 68.584 atendimentos fora de Salvador, nove mil a mais em relação ao ano anterior, quando o número chegou a 59.584.
A marca é resultado das ações de interiorização implementadas pela Previdência Estadual, como o Balcão Previdenciário e a criação de três novas unidades do Centro de Atendimento Previdenciário (Ceprev).
Os mais de 68 mil atendimentos do interior correspondem a 43,26% do total de procedimentos realizados em 2013. O número total chegou a 173.759 enquanto que, em 2012, a marca ficou em 169.822. Entre os serviços mais procurados estão solicitação de auxílio reclusão, emissão da certidão negativa de Previdência Estadual, informe de rendimentos e 2ª via do contracheque.
Serviços oferecidos.
A interiorização está em consonância com a meta estabelecida pelo Governo da Bahia para todos os setores governamentais. Somente no ano passado, a Previdência ganhou três novos postos de atendimento descentralizado – um em Camaçari, no Ponto Cidadão de Guarajuba, e dois em Salvador (no SAC Servidor e no Posto SAC do Salvador Shopping).

Em cada uma das unidades descentralizadas é possível solicitar serviços de recadastramento, senha para o contracheque on-line e orientações diversas, emissão de certidões, entrada do processo de aposentadoria, solicitação de pensão, entre outros. Desde a inauguração do SAC Servidor, em agosto do ano passado, a Previdência Estadual realizou 1.769 atendimentos.

“Os serviços da Suprev foram interiorizados aproximando a Previdência dos segurados. Em 2012, tínhamos 41 postos de atendimento na capital e no interior e, em 2013, o número subiu para 44. Conseguimos estabelecer que as informações previdenciárias fossem disseminadas e ainda ofertamos o programa de preparação para a aposentadoria, o Prepare-se”, explica o diretor de Administração dos Benefícios Previdenciários da Suprev, Eduardo Matta.

Balcão Previdenciário.
Criado em 2011 com o objetivo de levar os serviços da Previdência ao servidor, no ambiente de trabalho, além de esclarecer dúvidas sobre questões relativas à inatividade, o Balcão Previdenciário atendeu 3.647 funcionários públicos, tendo oferecido 6.263 serviços em 61 unidades - 52 na capital e nove no interior. Em 2014, a Previdência tem como meta visitar 36 municípios do interior.
A unidade oferece serviços de esclarecimento sobre descontos previdenciários ao Funprev e Baprev, informação sobre aposentadorias, pensões e auxílios-reclusão, simulação de aposentadoria, tramitação de processos, recolhimento de contribuição previdenciária de servidores à disposição, abono de permanência e orientação sobre aposentadoria compulsória.

Completando as ações desenvolvidas pela Previdência, é realizado anualmente o Programa de Preparação do Servidor para a Aposentadoria - Prepare-se. A interiorização também é iniciativa do programa, que no primeiro semestre deste ano terá a 14ª edição na cidade de Paulo Afonso. O Prepare-se objetiva esclarecer os servidores que estão prestes a se aposentar quanto a seus direitos e deveres, e incentivar o trabalho social e voluntário, além de vida saudável e sem sedentarismo.

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