quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

CUIDADOS QUE DEVEM SER TOMADOS ANTES DE ENGRAVIDAR...


       
Segundo a ginecologista e obstetra pós-graduada em sexologia pela Universidade de São Paulo Erica Mantelli, uma gravidez sem complicações e saudável depende de hábitos que a futura gestante adota antes mesmo de engravidar.

 “Se consultar com o ginecologista pode ser o primeiro passo para uma gestação saudável. A mulher deve fazer alguns exames como hemograma, análise de colesterol e diabetes, ultrassonografia, sorologias, dosagens hormonais, verificação pressão arterial para avaliar suas condições físicas. Além disso, para a segurança da mulher é importante ela informar o médico sobre medicações que está tomando, pois algumas podem ser perigosas para o bebê, devendo ser suspensas e substituídas antes mesmo da gravidez”, explica a médica.

Para ela, os cuidados são necessários porque durante a gestação o corpo feminino passa por várias mudanças. Controle de peso e hábitos alimentares, por exemplo, são cuidados essenciais. “Se a mulher está acima do peso é importante que ela faça uma dieta para voltar ao seu peso normal e largar vícios como cigarro e bebidas alcoólicas. No entanto, é necessário também colocar as vacinas em dia”, afirma a ginecologista.

O que deve ser feito antes de engravidar.

             

Mude os hábitos alimentares.

Vitaminas são essenciais à formação do bebê. Por isso, além da alimentação saudável rica em verduras escuras, batata, feião, lentilha, ervilha, ovo, salmão, carne vermelhe, laranja, limão e tangerina, muitas vezes é preciso fazer uso de vitaminas extras. “O ácido fólico pode prevenir defeitos no fechamento do tubo neural e também doenças congênitas. O recomendado é a mulher tomar 400 mcg (0,4 mg) de vitamina três meses antes de começar as tentativas para engravidar”, esclarece Érica.

Pratique exercícios físicos.

Os exercícios, além de ajudarem no controle do peso, ainda melhoram a postura e a circulação sanguínea, prevenindo as dores lombares e os inchaços de pernas e pés e reduzindo os riscos de diabetes gestacional e hipertensão.

Procure um dentista.

O ideal é que os cuidados bucais como limpeza e obturações estejam em dia antes da mulher engravidar. “As mudanças hormonais decorrentes da gravidez podem deixar os dentes e gengivas mais sensíveis. Por isso, é importante cuidar da saúde bucal antes da gestação”, sugere a ginecologista.

Conheça o histórico de doenças da família.

Síndrome de Down, anemia falciforme, fibrose cística, atrasos de desenvolvimento, defeitos congênitos ou problemas de coagulação de sangue devem ser investigados. “Essa investigação é necessária para prevenir complicações da gravidez e avaliar a possibilidade do seu bebê desenvolver algum tipo de anormalidades”, alerta a obstetra.

Mas, se a descoberta da gravidez acontecer antes dos preparativos, procure um médico e inicie o pré-natal para garantir a saúde da mãe e do bebê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário