quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

INSCRIÇÕES PARA 10 MIL VAGAS EM CURSOS TÉCNICOS GRATUITOS SÃO PRORROGADAS...

FONTE: CORREIO DA BAHIA.

Podem participar estudantes que tenham concluído o ensino médio nas redes públicas de educação ou em instituição privada na condição de bolsista integral.
As inscrições para o sorteio eletrônico dos cursos gratuitos da Educação profissional foram prorrogadas pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Os interessados podem se inscrever até a próxima segunda-feira (27), até as 11h59, exclusivamente pelo site da Secretaria da Educação.

Para fazer a inscrição, ao acessar a página no portal, o interessado deve informar o número do CPF e fazer apenas uma opção de curso, indicando qual o Centro Territorial ou Centro Estadual de Educação Profissional que deseja estudar. Também deve ser indicado o turno de preferência.Podem se inscrever alunos que tenham terminado o ensino médio, de forma gratuita, nas redes públicas de educação, no âmbito federal, estadual ou municipal. 

A parir deste ano, também podem fazer a inscrição estudantes que, comprovadamente, tenham cursado o ensino médio em instituição filantrópica ou privada (na condição de bolsista integral) e desejem voltar à escola para fazer um curso técnico.

Há oportunidades para 11 eixos tecnológicos que contemplam cursos técnicos de nível médio, como Administração, Biotecnologia, Enfermagem, Informática e Guia de Turismo. São oferecidas 10.610 oportunidades na capital e no interior para 46 cursos técnicos de nível médio, na forma de articulação subsequente, para os Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional, e respectivos anexos, para o primeiro semestre deste ano. Anteriormente, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia havia informado que eram 43 cursos e que as vagas eram para o primeiro e segundo semestres deste ano.

As oportunidades serão distribuídas por sorteio eletrônico, a ser realizado no dia 4 de fevereiro, às 15h, no auditório do Instituto Anísio Teixeira (IAT). O sorteio, aberto para acompanhamento de estudantes, pais e mães, será transmitido por videoconferência e acompanhado por órgãos controladores do Estado, como o Ministério Público Estadual, Auditoria Geral do Estado, Tribunal de Contas e Conselho Estadual de Educação.

Matrícula e documentos.

Quem for contemplado no sorteio eletrônico deve efetuar a matrícula a partir do dia 25 de fevereiro ao dia 7 de março. Nesse período, os contemplados deverão se dirigir aos Centros Territoriais e Estaduais de Educação Profissional para os quais se inscreveram, no turno para o qual a vaga foi pleiteada.

                              
No momento da matrícula, é preciso apresentar cópias e originais do CPF, carteira de identidade (RG), comprovante de residência e histórico escolar. Apenas serão aceitos atestados de conclusão de cursos para os alunos concluintes do ensino médio no ano letivo de 2013.O início das aulas está previsto para 10 de março.

Todos os candidatos inscritos serão sorteados e classificados, segundo a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, entretanto apenas serão convocados para matrícula os classificados conforme o número de vagas oferecidas para cada centro. Os contemplados no sorteio eletrônico para os cursos no eixo tecnológico Produção Cultural e Design, oferecidos pelo Centro Estadual de Educação Profissional em Artes e Design, em Salvador, farão teste de habilidade específica.

O teste, que terá caráter eliminatório, será aplicado no próprio centro durante o período de matrícula. Os estudantes já deverão ir para o centro levando os documentos necessários, porque, se forem aprovados no teste de habilidade específica, vão realizar a matricula de forma imediata após o teste. Dúvidas podem ser enviadas para o email
sorteio.suprof@educacao.ba.gov.br. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário