quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

DENGUE: VEJA DICAS DE COMO PROTEGER SUA FAMÍLIA...

FONTE: Doutíssima, TRIBUNA DA BAHIA.

O que é a dengue?
A dengue é uma doença infecciosa transmitida pelo mosquito Aedes aegypti que também possui o vírus. Existem quatro tipos de dengue. Acredita-se que ele tenha chegado ao Brasil por meio dos navios negreiros que vinham da África junto com os escravos no período colonial.

Tipos de dengue:
Existem quatro tipos de vírus da dengue que podem ser
encontrados em áreas tropicais e subtropicais em todo o mundo: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Os quatro tipos de dengue provocam os mesmos sintomas. De acordo com o consultor de dengue da Organização Mundial da Saúde (OMS), Ivo Castelo Branco, a diferença é que, cada vez que a pessoa pega um tipo do vírus, ela não pode mais ser infectado por ele. Em outras palavras, a pessoa só pode ter dengue quatro vezes na vida.

Dengue clássica - Apresenta sintomas semelhantes aos da 
gripe, como dor de cabeça , dores nas costas, febre alta que pode durar de cinco a 10 dias, e em alguns casos, a pessoa pode apresentar manchas vermelhas pelo corpo, pequenas hemorragias na boca, no nariz a até mesmo urinar sangue.

Dengue hemorrágica - Este tipo de dengue é grave e pode levar a pessoa à morte se ela não receber atendimento médico rapidamente. os sintomas da dengue hemorrágica são os mesmos da dengue clássica, a diferença é que, em alguns casos à partir do quinto dia ocorrem sangramentos em vários órgãos e choque (queda da pressão arterial, acompanhada por palidez e perda de consciência).

Causas:
A dengue é transmitida pelo mosquito portador do vírus, o Aedes aegypti, que é preto e mede menos de 1 centímetro e tem as patas e o corpo listrados de branco.

Como prevenir a dengue.

O mosquito transmissor da dengue deposita os seus ovos em água parada. Por esse motivo, para evitar o vírus é eliminar todos os pontos que possam facilitar a sua reprodução. Para isso, basta tomar algumas medidas como:
Evitar o acúmulo de água parada - Esvazie pneus, vasos, calhas, e quaisquer outros objetos que possam acumular água. Guarde as garrafas sempre com a boca para baixo.

Jogue o seu lixo em local apropriado - Nunca deixe lixo espalhado pelo quintal e evite de despejá-lo em córregos, valetas, rios ou em terrenos baldios. Além disso, mantenha as latas e sacos de lixo bem fechados. Estas atitudes ajudam a evitar o risco de dengue assim como o de enchentes.

Utilize inseticidas - De acordo com o site Combate à dengue, o método mais utilizado para combater a dengue é o uso de inseticidas, porém, além de estes serem tóxicos, com o tempo, os mosquitos adquirem resistência à este tipo de substância. Uma opção é utilizar a borra de café como inseticida, pois, ela não é prejudicial às plantas e nem aos animais.

O site também aponta outros produtos como a água sanitária e o sal de cozinha, exceto para a aplicação plantas.

Encha os vasos de plantas com areia - Substitua a água acumulada nos vasos por areia. Desta forma, você evita as larvas do mosquito.

Tratamento:
Assim que os sintomas da dengue forem identificados, o paciente deve ser levado imediatamento ao hospital.

Não existe um tratamento específico para a doença, mas existem tratamentos que ajudam a aliviar os sintomas. Recomenda-se a ingestão líquido em abundância, além de alguns medicamentos como paracetamol ou dipirona para os casos de dores e febres.


O paciente não deve fazer uso de medicamentos à base de ácido acetil salicílico (aspirina) e nem de outros anti-inflamatórios como o diclofenaco e ibuprofeno, pois, eles podem elevar o risco de hemorragias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário