segunda-feira, 31 de março de 2014

DORMIR POUCO PREJUDICA A SAÚDE E ATÉ O RACIOCÍNIO...

FONTE: iG - Universo Jatobá, TRIBUNA DA BAHIA.
Você é do tipo que vive a mil por hora e dorme cada vez menos? Se sim, pare 5 minutos e leia este texto. O excesso de atividades é realidade no mundo moderno, mas a sua saúde pede uma leve pisada no freio. Se não, ninguém aguenta. Dormir pouco afeta o equilíbrio emocional, a capacidade de raciocínio e pode trazer sérios danos à saúde do coração.
“Para que uma pessoa viva de maneira saudável é preciso que ela tenha, no mínimo, de seis a oito horas de sono por dia. Dormir menos que isso pode ocasionar prejuízo cardiovascular com o passar do tempo. Isso favorece o surgimento de doenças, como a hipertensão, diabetes e obesidade e aumenta o risco de infartos e acidentes vasculares cerebrais (AVCs)”, afirma Thaís Bittencourt, pneumologista do Serviço de Medicina do Sono do Hospital do Coração.
O sono é importante para o reestabelecimento do organismo. Dormir bem ajuda, por exemplo, a fortalecer o sistema imunológico. Reduzir o tempo de sono afeta significativamente os processos fisiológicos que ocorrem durante o sono. “Quando dormimos há um momento de repouso do nosso sistema cardiovascular, no qual tanto a frequência cardíaca, quanto a pressão arterial são reduzidas. Esse processo é muito importante para a saúde do coração”, explica.
E se você engordou depois de diminuir o tempo de sono, não é à toa, não. “A redução no tempo de sono, devido a fatores hormonais e gasto energético menor, também favorece o ganho de peso”, acrescenta.
Em alguns casos, dormir o tempo recomendado pode não ser suficiente para começar o dia alerta e descansado. A apneia obstrutiva do sono é um distúrbio comum e fortemente associado ao ronco. A associação entre apneia do sono e privação do sono é frequente e perigosa, uma vez que ambas podem elevar os riscos das doenças cardiovasculares. “Pessoas que têm ou já tiveram algum tipo de distúrbio cardiovascular como hipertensão, infarto ou AVC, precisam redobrar a atenção com doenças relacionadas ao sono e procurar tratamento o quanto antes”, alerta.
De acordo com ela, o sono em quantidade suficiente e de boa qualidade é imprescindível para que todos tenham um dia repleto de saúde, maior capacidade de concentração e, inclusive, menor risco de acidentes no trânsito.
O que fazer com o sono atrasado?
Uma boa dica é estabelecer uma meta, procurando aumentar gradualmente o tempo de sono de 15 a 30 minutos por noite, a cada semana, por exemplo. Assim, é possível, aos poucos, recuperar a saúde e a disposição. “Recuperar o tempo de sono perdido é fundamental. Se perdermos apenas duas horas de sono por dia, durante um período prolongado de tempo, podemos desenvolver problemas crônicos de saúde e, dependendo do caso, por em risco o coração”, reforça.

Passar muito tempo no computador, no tablete ou vendo TV também é prejudicial ao sono.

Nenhum comentário:

Postar um comentário