sexta-feira, 25 de abril de 2014

5 MANEIRAS DE SUBSTITUIR A CARNE...

FONTE: Ciclo Vivo, TRIBUNA DA BAHIA.

                    

Abrir mão de comer carne todos os dias é uma boa maneira de lutar por um mundo mais sustentável, preservando a vida de muitos animais, reduzindo as emissões de carbono e ganhando os benefícios de uma dieta mais saudável. No entanto, deixar de consumir carne nem sempre é sinônimo de manter uma dieta sem graça e com poucas proteínas. O CicloVivo vai apresentar cinco receitas bem nutritivas que podem não apenas serem aliadas dos veganos e vegetarianos, como também das pessoas que abandonam os insumos animais por um dia na semana ou por um curto período de tempo.

Escondidinho de soja.
Criado no interior do 
Brasil por dois jovens agricultores que enfrentavam a fome, o escondidinho é um dos pratos brasileiros mais conhecidos dentro e fora do país. Além de ser simples e saborosa, a receita pode ser preparada sem o uso de nenhum tipo de carne – basta substituir o recheio por soja. Conforme ensina o site Receitas Veganas, a versão verde do escondidinho leva poucos ingredientes – como proteína texturizada de soja fina, molho shoyu, cebola, salsinha, cebolinha, azeitonas, sal e limão.

Lasanha verde.
A extensa lista de ingredientes que podem ser adicionados nas receitas de lasanha fazem com que a massa seja uma das opções de consumo mais comuns entre as pessoas que não comem carne. É possível utilizar a abobrinha ou a berinjela para substituir as camadas da lasanha, ou, ainda, recheá-la com diversas verduras e legumes nutritivos (como brócolis, cenoura e palmito), e 
apostarem molhos que não têm origem animal e que não utilizam carne.

Feijoada vegana.
Boa parte das pessoas acha impossível preparar uma feijoada sem usar carne vermelha, mas a mais tradicional receita da culinária brasileira pode ser feita numa versão vegana, bem mais light e sem peso na consciência. Criada pelos escravos com sobras de refeições, o prato não deixa de incluir a simplicidade em sua lista de ingredientes na nova versão. Veja a receita:

Ingredientes.
•           1 kg de feijão preto
•           200 g de carne de soja em pedaços
•           1 lata de carne de glúten
•           1 pacote de salsicha de soja
•           Temperos (alho, cebola, louro, sal)
•           1 colher de salsinha

Modo de preparo.
Deixe o feijão de molho na água, e, depois, cozinhe os grãos com as folhas de louro.
Ferva a água com a carne de soja em pedaços, e, depois, escorra.
Separe uma panela para fritar o alho e a cebola e adicione sal. Reserve.
Depois de cozinhar o feijão na panela de pressão, acrescente a carne de soja, já fervida, e os temperos, já fritos. Para engrossar o caldo, coloque mais água e deixe ferver por mais tempo.
Adicione a salsicha picada e a carne de glúten em pedacinhos no feijão.
Tempere com sal e sirva.
Macarrão com shimeji.
Comum na culinária oriental, o shimeji é um cogumelo que oferece vários benefícios para o organismo das pessoas: além de conter altos níveis de proteína (que podem substituir a carne vermelha), o ingrediente também reforça a imunidade e dá a sensação de saciedade ao ser consumido, sendo, assim, um aliado das pessoas que pretendem perder peso. O blog Cantinho Vegetariano ensinou a preparar um macarrão com o cogumelo, utilizado para substituir a carne ou o frango que costumam entram em várias receitas.

Caldinho de feijão. 
Uma das receitas mais antigas e nutritivas da cozinha brasileira, o caldinho de feijão pode ser preparado sem carne e sem soja, de maneira bem fácil. É só juntar o feijão cozido com o caldo a um litro de água, acrescentar quatro dentes de alho picados, meia xícara de azeite, uma cebola picada, uma colher de chá de louro em pó, uma pimenta vermelha picada sem sementes e sal.

Para preparar o caldinho, primeiro é preciso colocar numa panela o azeite, a cebola, o alho e deixar a mistura dourar. Depois, é hora de acrescentar o louro em pó, o feijão, a água, o sal e a pimenta, deixando ferver por dez minutos. Feito isso, é só retirar do fogo, bater no liquidificador e peneirar a mistura. Aí, é só voltar o caldinho para o fogo, deixando ferver novamente, e pronto – a receita já pode ser servida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário