domingo, 27 de abril de 2014

CÂNCER DE PELE É COMBATIDO COM PLANTA...

FONTE: CicloVivo, TRIBUNA DA BAHIA.

                

O extrato de rooibos (Aspalathus linearis) incorporado em produtos de tratamento da pele pode ajudar a prevenir o desenvolvimento de câncer de pele e eventualmente tardar o aparecimento de tumores malignos, conforme descobertas de um estudo recente da Universidade Stellenbosch, na África do Sul.
Ao usar produtos que contém extratos de rooibos como sabonetes, loções pós-sol e hidratantes, o desenvolvimento de tumores pode ser atrasado, mostra o estudo.
"Baixas concentrações de rooibos podem ser capazes de prevenir o câncer de pele ao interromper a multiplicação de células cancerígenas e remover tais células ao fazê-las se 'suicidarem’", afirmou a Dra. Tandeka Magcwebeba, que conduziu o estudo como parte de seu doutorado em bioquímica.

Uma vez que a pele foi exposta aos raios ultravioletas (UV) do sol, os extratos de rooibos vão remover as células pré-cancerígenas danificadas e também bloquear o crescimento da inflamação, um dos processos que promove a formação de tumores na pele.
De acordo com Tandeka, é melhor usar os extratos durante os primeiros estágios de desenvolvimento do câncer, quando são mais efetivos em impedir a progressão de células em um tumor. Ela diz que uma das razões para o uso de rooibos em produtos de tratamento de pele é porque contém compostos naturais chamados polifenóis que possuem propriedades antioxidantes.
Os estudos tiveram foco no uso de extratos de rooibos em pomadas ao invés de seu consumo em bebidas: "Estudos sobre produtos mostram que o uso tópico é mais efetivo, já que a absorção é mais rápida quando aplicado diretamente sobre a pele", afirma Magcwebeba.
A pesquisa tem como objetivo fornecer conhecimento para o desenvolvimento de produtos tópicos menos invasivos e mais baratos para a prevenção de câncer. A África do Sul tem um dos maiores números de incidência de câncer de pele, e um dos fatores que contribui para o problema é a falta de estratégias de prevenção, além do tratamento, conhecido por ser muito invasivo, caro e com grande taxa de recorrência.
Magcwebeba afirma que o rooibos não só ajuda na prevenção do câncer de pele como também é usado no tratamento de acne, eczema, cólica em bebês, náusea, câimbras, azia, febre e asma, na medicina popular. Também é famoso por aumentar o apetite, reduzir o nervosismo, promover o sono e melhorar o sistema imunológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário