quarta-feira, 23 de abril de 2014

ENERGÉTICO PODE LEVAR À MORTE...

FONTE: Kelly Cerqueira, TRIBUNA DA BAHIA.
A causa da morte súbita do jovem Gustavo Matheus Castanheira Alves, 17 anos, ocorrida na madrugada de segunda-feira (21), ainda não foi revelada, mas os relatos do pai da vítima, Rogério da Silva Alves, levam a crer que a parada cardíaca sofrida pelo adolescente pode ter sido causada pelo consumo excessivo de energético. Irmão do MC Gui, 15 anos, um dos fenômenos do funk ostentação, Gustavo passou mal após um churrasco, onde teria exagerado na ingestão de bebidas energéticas.
Utilizadas como estimulantes principalmente entre os jovens, as bebidas energéticas fazem com que o corpo humano seja explorado para além de sua capacidade, sem a necessidade do descanso, como explica o médico cardiologista, Joel Pinho.  “Os energéticos em geral deixam o corpo humano em estado de alerta, inibindo o sono, mas o estímulo contínuo também pode afetar o coração e causar arritmia”, explicou o especialista. 
Para isso, as bebidas contêm uma série de componentes estimulantes entre eles a cafeína, o açúcar e o guaraná em pó, que mantém o corpo “ligado” por mais tempo, sendo bastante utilizados em festas, por profissionais que trabalham durante as madrugadas e até por atletas que querem aumentar o rendimento no esporte.
Efeitos colaterais.
Os efeitos colaterais do consumo dos energéticos são potencializados pela quantidade excessiva do produto e pela ingestão associada a bebidas alcoólicas e outras drogas estimulantes. “Tanto o consumo excessivo, quanto o consumo associado a outras drogas, situações cada vez mais comuns, acabam causando desequilíbrios no corpo humano, entre eles a alteração de sódio, potássio e cálcio, que também vão interferir no estímulo cerebral”, continuou. 
A pouca ingestão de água nos intervalos do consumo do produto também gera outra disfunção associada aos energéticos, a desidratação. Segundo Pinho, quem faz a ingestão destas bebidas, principalmente com álcool, também tem a falsa sensação de hidratação, esquecendo de beber água.
Ele alerta ainda que pessoas com histórico de doenças do coração e problemas neurológicos devem evitar o consumo das bebidas enérgicas, devido ao efeito potencializador do produto em relação a alguns distúrbios. Pessoas que sofrem de epilepsia, convulsões em geral, taquicardia e outros tipos de arritmias, fazem consumo de antidepressivos e ansiolíticos em geral, também devem evitar o consumo destas bebidas.
Drogas ilícitas como a cocaína e o êxtase também podem ter efeito devastador para aqueles que possuem problemas cardiológicos, que podem resultar em desmaios e, inclusive, levar a uma parada cardíaca, gerada pelo estímulo contínuo. 

Dores no peito, como as relatadas pelo jovem Gustavo, dias antes de sofrer a parada cardíaca, também podem denunciar problemas no coração. “Só os laudos da necrópsia podem dizer de fato o que causou a morte do rapaz, mas, nos caso, em geral, mal súbito em pessoas mais jovens estão relacionados a doenças do coração, sejam elas de nascença ou adquiridas”, afirmou o especialista, que também é professor da Escola Baiana de Medicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário