sábado, 31 de maio de 2014

EVITE JOGAR NO LIXO REMÉDIOS VENCIDOS...

FONTE: Rayllanna Lima, TRIBUNA DA BAHIA.

           
Você sabe o que deve ser feito com medicamentos vencidos? Essa é uma questão que não costuma passar pela cabeça da população. O descarte inadequado de medicamentos vencidos podem causar danos tanto para a saúde quanto para o meio ambiente.
O lixo doméstico ou o vaso sanitário não são o destino recomendado para esses produtos. Mas então, o que fazer com esses medicamentos quando eles não são consumidos e perdem o prazo de validade?
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), estima-se que de 5 mil a 34 mil toneladas de medicamentos são geradas anualmente no país.
De acordo com a farmacêutica da Secretária Municipal de Saúde Salvador (SMS) Maria Fernanda Barros, o melhor destino para esses remédios é em farmácias.
“O único local correto para o descarte de medicamento vencido é em farmácias que possuam o Programa de Descarte. Quando medicamentos são jogados em lixo domiciliar, esgoto ou vaso sanitário pode causar danos ambientais e danos para a saúde da população. Como dano ambiental pode ter contaminação da água, do solo e de animais. Como danos à saúde podemos citar intoxicação por medicamento”, explica Maria Fernanda.
Ainda de acordo com a farmacêutica, existe na capital baiana um grupo de estudo sobre descarte de medicamentos vencidos ligado ao Conselho Regional de Farmácia, onde farmacêuticos e outros setores da comunidade estão envolvidos, que possui relação direta com o Ministério Público e Secretaria Municipal de Saúde. “O próximo passo do grupo é realizar campanhas educativas para orientar a população e capacitar multiplicadores”, afirma.

Orientações sobre o descarte correto de remédios que já passaram da validade também são passadas em campanhas feitas por universitários. É o que afirma a formanda em Farmácia na Faculdade de Tecnologia e Ciências, Daiane Bastos. “Lutamos para que o descarte correto seja feito. Em 2013 fizemos uma campanha em um colégio no Bairro da Paz, onde tentamos conscientizar às pessoas para não misturar esses tipos de medicamentos com o lixo comum, e levarem aos postos”, disse.

De acordo com Daiane, além das farmácias preparadas para receber tais medicamentos, as universidades que possuem o curso de Farmácia também são uma opção para descarte correto.
Graças ao programa Descarte Consciente, os soteropolitanos podem evitar que remédios vencidos causem intoxicação ou contaminem solos e cursos d’água com substâncias químicas. A ação do programa envolve um sistema de recolhimento e destinação correta de medicamentos vencidos ou em desuso.
Criada pela Brasil Health Service (BHS), empresa de tecnologia e inovação em saúde, a iniciativa tem validação da Anvisa e é promovida em parceria com integrantes da cadeia produtiva farmacêutica.
A Farmácia-Escola da Universidade Federal da Bahia (UFBA) (Farmácia Popular do Brasil) participa deste projeto, contando com um preservômetro, que é uma estação coletora que foi desenvolvida com alta tecnologia e segurança visando a atender às exigências sanitárias e facilitar o descarte adequado de seus medicamentos.
Além da Farmácia Popular do Brasil, outros pontos de coleta no estado da Bahia são as farmácias: Apoio, A Fórmula, Bompreço, Santana, Pague Menos e Drogasil.

O que fazer:

1. Separa em sua casa -  Verifique na sua casa a data de vencimento de seus medicamentos. Separe os vencidos e aqueles que você sabe que não serão mais usados.


2. Descarte corretamente - Leve-os com suas respectivas caixas a uma das farmácias participantes. Na estação coletora, siga a orientação de registro, separação, inutilização das embalagens e deposite separadamente nos locais indicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário