sexta-feira, 20 de junho de 2014

JUSTIÇA DETERMINA QUE CIRURGIA DE BEBÊ SEJA FEITA NOS EUA...

FONTE: DE SÃO PAULO (www1.folha.uol.com.br).

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região manteve a decisão que obriga o governo federal a transferir a menina Sophia Gonçalves de Lacerda, de 5 meses, para os Estados Unidos em até 15 dias. Lá, a menina, que tem uma doença rara, será submetida a um transplante multivisceral.

A Justiça havia determinado no dia 27 de maio que a criança fosse tratada no exterior, alegando que a menina não pode ser tratada no país.

O governo então entrou com um recurso, sugerindo uma medida alternativa –a transferência de Sophia a um hospital no Brasil, possivelmente o Sírio-Libanês, para realizar exames. O recurso foi negado na segunda (16). Segundo o juiz federal Márcio Moraes, o diagnóstico da doença foi feito com exames realizados no Hospital de Clínicas da Unicamp e no Hospital Samaritano de Sorocaba, onde ela está internada.

Sophia tem a Síndrome de Berdon, doença rara que afeta a bexiga, o intestino e o estômago, e precisa de um transplante multivisceral.

No Brasil, esse transplante faz parte de um protocolo experimental autorizado pelo Ministério da Saúde. Apenas dois pacientes já fizeram o procedimento, e ambos morreram após a operação.


Nos EUA, a cirurgia é realizada há mais de uma década e pode custar US$ 1 milhão (R$ 2,2 milhões).

Sophia deverá entrar na lista de espera de transplantes dos EUA e ser operada no Jackson Memorial Hospital, em Miami. De acordo com o Ministério da Saúde, ainda não há uma data de transferência da menina. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário