domingo, 27 de julho de 2014

ESPERMA OBTIDO DE TESTÍCULO CONGELADO PRODUZ FILHOTES SAUDÁVEIS DE RATOS...


FONTE:, (noticias.uol.com.br).

Esperma produzido a partir do tecido congelado de testículos de ratos recém-nascidos foi usado para gerar filhotes saudáveis, um feito que traz esperança para homens que ficaram estéreis em consequência de tratamento contra o câncer na infância, anunciaram cientistas no dia 1º deste mês.

Em um processo chamado de espermogênese, o esperma foi desenvolvido em laboratório a partir de tecido testicular que tinha sido congelado por mais de quatro meses e depois foi depositado diretamente em células de óvulo imaturas para gerar os filhotes.

Os ratinhos nasceram saudáveis e capazes de se reproduzir na idade adulta, anunciaram os cientistas japoneses, autores do estudo, em artigo publicado na revista Nature Communications.

A criopreservação de tecido testicular, tirado de meninos submetidos a tratamento anticâncer há muito é considerado um meio de preservar as chances de virem a ser pais no futuro.

Avanços recentes no tratamento anticâncer impulsionaram a taxa de sobrevivência de pacientes com câncer juvenil e a infertilidade se tornou uma grande preocupação, explicaram os cientistas.

"Embora não seja fácil e exija mais pesquisas, espera-se que no futuro a espermatogênese de outros animais, inclusive de humanos, seja bem sucedida", escreveram.


"Quando esta meta for alcançada, a criopreservação do tecido testicular se tornará um meio prático para preservar a capacidade reprodutiva de pacientes com câncer pré-púberes do sexo masculino", destacaram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário