segunda-feira, 25 de agosto de 2014

COMO ACORDAR CEDO E FICAR DISPOSTO...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

          

O nosso ritmo central é programado pela hipófise, e ela regula vários outros "reloginhos" no nosso corpo. É como se ele fosse um maestro, e os outros órgãos, músculos e células fossem uma orquestra de vários instrumentos.

Quando a música está desafinada, ou melhor, os relógios estão dessincronizados, a saúde então não vai bem. A ciência que estuda como essa sinfonia funciona é a cronobiologia, e entre seus conceitos, ela estabelece que alguns de nós podem começar o dia mais cedo ou mais tarde.

São os chamados cronotipos: O matutino é aquele que dorme cedo e acorda cedo e tem alta produção durante o período da manhã. Já o vespertino, quando chega ao final da tarde e a noite, principalmente, acaba despertando e sendo mais produtivo. Isso significa que o relógio biológico desses extremos ou é mais adiantado ou mais atrasado.

A maioria das pessoas, porém, se encaixa em algum lugar intermediário entre esse dois polos. Além disso, existe a questão de quantas horas de sono cada pessoa precisa para estar mais disposta: são os dormidores longos e curtos, que dormem mais ou menos.
O ideal seria que cada um pudesse adaptar seu dia aos momentos em que será mais produtivo. Na sociedade de hoje, os matutinos e dormidores curtos se dão melhor. Mas é possível, sim, tentar adaptar-se e ajudar o corpo a render um pouco mais de manhã.
Um vespertino nunca se tornará um matutino, um não se sente bem completamente no horário do outro. Mas dá pra pelo menos melhorar um pouco, veja abaixo as dicas do Dr. Fábio Cardoso especialista em medicina preventiva e longevidade.
1 - Tenha horários constantes.
A hora de dormir e acordar é um dos fatores que regulam nosso ciclo cicardiano. Assim, se você mantiver os mesmos horários todos os dias, o organismo tende a se habituar.
Muitos tentam acordar mais cedo, mas continuam dormindo mais tarde, ou então ficam um pouco mais na cama nos fins de semana. Isso confunde o corpo, que retoma o hábito a que está predisposto.
O que se aconselha é manter uma regularidade, que não precisa ser rígida.
2 - Programe seu dia com 1 hora a menos. 
E faça isso durante a noite, assim você ganha uma hora para desacelerar.
Programar muitas atividades para antes de dormir pode gerar estresse e liberar hormônios, como cortisol, que atrapalham o sono. Isso vale mais ainda para quem leva trabalho para casa.
E não importa seu cronotipo, dormir mal atrapalha o rendimento de qualquer um, e não só de manhã.
3 - Consuma proteínas de manhã.
Pessoas que ingerem refeições proteicas têm uma melhor memória por algum tempo depois do consume, e também resulta em mais atenção (foco).
Proteínas demandam maior gasto energético para sua absorção e metabolismo pelo fígado e induzem a aceleração do organismo.
Além disso, o médico lembra que as proteínas reduzem a entrada do triptofano no cérebro, hormônio ligado ao sono, além de estimular a noroadrenalina, nos tornando mais despertos e ativos.
4 - Faça exercícios cedo.
Manter-se ativo durante a manhã ajuda, e muito, a manter o corpo e a mente acordados. Existe o conceito de ativação comportamental, onde como você age influi no seu corpo.
Se você acordar com muito sono, pule da cama, tome um banho logo cedo, abra a janela, ative esse comportamento. O mais difícil é começar o dia, mas se você se dispõe logo, então se anima.
Uma das formas de fazer isso é com atividades físicas, que ainda liberam uma série de hormônios, como os adrenérgicos, que aumentam a temperatura corporal, outro sincronizador do relógio biológico.

Além disso, o metabolismo se acelera, trazendo mais disposição. Muitos vespertinos não conseguem fazer exercícios mais puxados logo cedo, mas mesmo a atividade moderada, como uma caminhada, já surte esse efeito no corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário