segunda-feira, 25 de agosto de 2014

TRUQUES PARA TIRAR ONZE TIPOS DE MANCHAS DAS ROUPAS...

FONTE: Emília Oliveira (emilia.oliveira@redebahia.com.br), CORREIO DA BAHIA.

Listamos alguns truques práticos que podem eliminar a sujeira e salvar sua peça favorita.


Confira:

Maquiagem.
Esfregue um pouco de álcool 90º no tecido manchado e depois lave a roupa normalmente. Não deixe para secar ao sol. Se a mancha for de batom, é recomendado utilizar acetona em peças brancas, e nas coloridas, passar um cubo de gelo para as fibras se abrirem, e um pouco de detergente de cozinha.

Sangue.
Essa mancha sai facilmente com uma solução de água com água oxigenada 20 volumes. O vinagre também pode ser um excelente removedor de manchas de sangue seco.

Gordura.
Éter, benzina, gasolina e querosene são ótimos removedores de gordura. É só embeber uma escova em uma das substâncias e esfregar sobre a mancha. Para roupas coloridas é recomendado lavar a região com sabão e água quente ou polvilhar um pouco de talco ou farinha sobre a mancha.

Caneta.
Passar um algodão embebido em álcool ou sabão sobre a mancha é o recomendado. Caso ainda não tenha conseguido removê-la, tente aplicar um pouco de suco de limão.

Graxa.
Cubra a mancha generosamente com talco e remova o excesso. Na falta, você poderá usar maisena ou sal. Em seguida, espalhe detergente de louça sobre a mancha, espere cerca de 20 minutos e depois lave. 

Tinta a óleo.
Misture uma colher de chá de detergente em um copo de água morna. Com a ajuda de uma esponja limpa, passe o líquido em cima da mancha. Em seguida, lave com água fria e deixe secar naturalmente. Para os tecidos escuros, passe um pouco de leite quente ou um pouco da casca do limão e depois lave com água e sabão neutro.

Mofo.
A solução é tentar retirar os fungos com um pano ou algodão embebido em sabão de pH neutro. Outra medida é aplicar vinagre branco e suco de limão. Deixe a peça ao sol por algumas horas e lave-a separadamente do resto das roupas.

Suor .
Coloque a roupa de molho durante 15 minutos em uma solução feita com 3 colheres de chá de vinagre branco e 1 litro de água. Depois lave a roupa normalmente.

Desodorante.
Para remover manchas de desodorante, deve-se esfregar suavemente uma esponja umedecida com água oxigenada sobre a mancha e deixar agir por 1 ou 2 minutos.

Café.
Se a mancha for recente, esfregue gelo no local até que desapareça. O uso de uma solução de água e bicarbonato de sódio para a remoção também é indicada. Porém, se a mancha estiver seca o indicado é esfregar um pano úmido com álcool ou vinagre branco.


Mancha deixada por outra roupa.
De preferência, não a deixe secar com a "nova cor". Numa panela, coloque-a em água com um pouco de sabão e dê uma fervida rápida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário