terça-feira, 30 de setembro de 2014

CHOCOLATE REDUZ SINTOMAS DE TPM, MAS ENGORDA. SAIBA COMO SUBSTITUI-LO...

FONTE: Juliana Cazarine (caras.uol.com.br).

O chocolate estimula a produção de serotonina e alivia rapidamente os sintomas da TPM, mas pode engordar se for consumido em excesso. A seguir, uma endocrinologista dá alternativas para substituir esse doce e não ganhar peso durante o período menstrual.

                           

Está enganado quem pensa que TPM é ‘frescura’. Até 14 dias antes de menstruar - o período depende do organismo de cada mulher -  ocorrem alterações hormonais que provocam irritabilidade, ansiedade, dores de cabeça e no corpo. “Há um aumento de progesterona, diminuição de estrogênio e de serotonina, hormônio que provoca reações de prazer e bem-estar. Em conjunto, as três alterações causam os sintomas da TPM”, explica Vivian Estefan, endocrinologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos. Por estimular a produção de serotonina, o chocolate alivia a TPM. “O chocolate é rico em açúcar e gordura e age rapidamente no organismo. Em contrapartida, traz malefícios ao corpo: aumento de peso e das taxas de colesterol e glicose. Quem come uma barra por dia pode ganhar até dois quilos após o período menstrual”, alerta.
Veja alternativas para estimular a produção de serotonina:

- Substituir o chocolate por frutas.

O triptofano presente na banana também estimula a produção de serotonina. “E apesar de calórica, tem nutrientes que fazem bem à saúde, como o potássio. Também dá para substituir o chocolate por damasco, abacaxi seco, abacate e frutas oleaginosas, como castanha-do-pará ou nozes”, afirma a endocrinologista, que faz o alerta: “quando comer banana, é para comer uma banana e não um cacho”.

- Manter alimentação saudável e rica em alimentos a base de farinha integral.

Não sentir fome é uma maneira de não procurar o chocolate. “Por esse motivo é tão importante comer de três em três horas. E de preferência, alimentos à base de farinha integral e ricos em fibra, que dão sensação de saciedade, além de verduras e legumes”, sugere Vivian.

- Comer chocolate com alto teor de cacau.

Quem não consegue ficar sem chocolate pode optar por um que tenha alto teor de cacau. “O cacau tem antioxidantes naturais como flavonóide, que diminui o risco de doenças cardiovasculares e depressão, por exemplo”, diz a médica. Também é possível incluir o chocolate ao leite na dieta, desde que em quantidade moderada. “Quem tem uma dieta de 1,8 a 2 mil calorias - o recomendado para um adulto saudável - pode comer de 25 a 30 gramas de chocolate por dia”, aconselha.

- Praticar exercícios físicos.


Para compensar o aumento da ingestão calórica durante o período menstrual, a mulher pode fazer mais atividades físicas do que costuma praticar. “Além de queimar caloria, ela vai estimular a produção de serotonina”, diz. Durante o período menstrual, para não sofrer com a TPM, Vivian também aconselha uma noite completa de sono, como oito horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário