segunda-feira, 29 de setembro de 2014

JAIRO RESPONDE: HERPES LABIAL PODE PASSAR PARA A GENITÁLIA NO SEXO ORAL?...

FONTE: Jairo Bouer (doutorjairo.blogosfera.uol.com.br).

Dúvida enviada por internauta: Tenho herpes labial e quero saber se ela pode passar da boca para a genitália feminina durante o sexo oral, caso esteja no período de manifestação da doença. O tipo que dá na boca é o mesmo do vaginal? Se a pessoa que sofreu o contato com alguém estiver com a imunidade baixa, qual é o período mínimo para a doença se manifestar?

O herpes é uma doença provocada por dois tipos de vírus, o HSV1 e o HSV2. Hoje se admite que, apesar de o primeiro tipo ter preferência pela região oral e o segundo, pela genital, esses vírus podem, sim, passar de uma parte do corpo para outra, basicamente pela prática do sexo oral.

Por isso, é importante que, na fase ativa (quando as bolhas aparecem), o contato sexual seja evitado, pelo maior risco de transmissão. Também recomenda-se não tocar ou furar as bolhas, e lavar as mãos com frequência.

Após o contato, a infecção pode se manifestar em alguns dias. O tratamento das lesões é feito com medicamentos antivirais, mas os sintomas podem ressurgir de tempos em tempos, especialmente quando o sistema imunológico se enfraquece.

Sobre o autor.

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog.

Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre saúde, sexo e comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário