sábado, 29 de novembro de 2014

ESPECIALISTA TIRA DÚVIDAS QUANTO AOS EFEITOS DO SOL NA SAÚDE DOS SEUS OLHOS...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.
O médico oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo, alerta que a exposição aos altos índices de raio ultravioleta é fator de alto risco para degeneração macular – doença que afeta a parte central da retina, membrana posterior dos olhos onde as imagens são transmitidas para o nervo óptico.
Como não existe tratamento eficaz para alterações retinianas, a prevenção com lentes protetoras ainda é o melhor remédio. Vale lembrar a importância dos óculos de sol de boa procedência, que têm proteção UVA e UVB, além de tratamento nas lentes. A seguir, o especialista tira algumas dúvidas importantes sobre o assunto:
1. Que danos a luz solar e a artificial provocam nos olhos?
“Os danos provocados pelo sol são cumulativos e esse descuido pode levar a doenças degenerativas da retina e até mesmo provocar queimaduras na córnea, por exemplo. Vários estudos comprovam que a exposição excessiva aos raios ultravioleta está relacionada a um risco maior para desenvolver certos tipos de catarata – doença em que o cristalino vai ficando cada vez mais opaco e leva à perda de visão progressiva e de qualidade de vida. Outra doença diretamente relacionada à exposição ao sol sem proteção é o pterígio – que é um tecido que cresce sobre a córnea, progressivamente, impedindo a visão. Por fim, também a degeneração macular é desencadeada pelas condições descritas e provoca sérios danos à retina.”
2. Todos óculos protegem os olhos das agressões?
“Se possível, ninguém deveria sair de casa sem seus óculos de sol de boa procedência, mesmo em dias nublados. Vale ressaltar que aqueles modelos vendidos em quiosques, na praia, ou em bancas de camelôs quase nunca oferecem garantia de proteção UV, não passam por tratamento antirrisco, antirreflexo ou polarização. Ou seja, além da qualidade duvidosa, a irregularidade da superfície das lentes pode causar desconforto visual, dor de cabeça e astigmatismo – deformidade da córnea que torna a visão desfocada para perto e para longe. Até nas compras online é preciso tomar muito cuidado. É importante que o acessório tenha o selo holográfico da Abióptica, que garante sua procedência. A escolha correta dos óculos escuros é tão decisiva para a saúde dos olhos que é mais prejudicial usar essas réplicas ilegais de marcas famosas do que não usar nada. Outra dica é não comprar por impulso. A escolha dos óculos (sejam de grau ou de sol) deve ser realizada com tempo e cautela, levando em consideração também suas características pessoais. Até mesmo as crianças pequenas devem usar bons óculos de sol, além de bonés e chapéus quando o sol estiver forte, entre 10h e 16h.”
3. E os efeitos da luz durante o bronzeamento artificial, também são prejudiciais?
“Se ao ar livre as pessoas não devem abrir mão de usar bons óculos de sol, com proteção contra os raios UVA e UVB, também durante o bronzeamento artificial devem fazer uso dos protetores especiais, fornecidos pelas clínicas. São óculos opacos, que impedem a passagem da luz na região dos olhos. Com relação à luz artificial, aquela que ilumina os ambientes de trabalho e inclusive a tela do computador, também é preciso tomar alguns cuidados, como regular o brilho da tela do computador e evitar revestimentos brancos ou brilhantes na mesa de trabalho – já que a luz costuma ser rebatida e pode acabar cansando a pessoa ao longo do dia, prejudicando sua visão.”
4. Além dos óculos escuros, a alimentação nos dias ensolarados pode contribuir para fortalecer a visão?
“Adotar uma alimentação corretamente balanceada contribui para controlar o peso e evitar muitas doenças – principalmente o câncer e as cardiopatias. Entretanto, faz bem aos olhos também. Todas as dietas saudáveis devem incluir grandes quantidades de frutas, legumes e verduras frescas – que podem ser consumidas ao longo do dia. A ideia é aumentar a ingestão de vitaminas, minerais, proteínas saudáveis, ômega-3 e luteína.”
5. Que tipo de alimento deve estar sempre à mesa durante o verão?

“Frutas de várias cores e verduras de tonalidade verde-escuro, como espinafre, couve e brócolis. Elas contêm antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres. Ovos, milho verde, mamão, laranja e kiwi também contêm luteína, substância fundamental no combate à degeneração macular relacionada à idade. A esses alimentos, acrescentamos cenoura e abóbora, que também são ricas em vitamina A e contêm muita vitamina C. As pessoas ainda devem incluir na dieta importantes fontes de ômega-3 e reduzir a ingestão de sódio. Peixes, castanhas, óleo de linhaça e canola contribuem também para evitar a síndrome do olho seco – tão comum nas grandes cidades e na terceira idade.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário