sábado, 27 de dezembro de 2014

10 DICAS E 5 RECEITAS PARA ENFRENTAR FESTAS DO FIM DE ANO SEM ENGORDAR...

FONTE: TRIBUNA DA BAHIA.

Passar pela intensa agenda de confraternizações, encarar as ceias de Natal e Reveillon e, como brinde, deparar-se com um ano novinho aberto com um verão cheio de convites para festas, praias e bebericos, pode fazer desse período do ano um grande vilão para o ganho de peso.
Balança de um lado, mesa farta de outro, a sugestão é manter o equilíbrio entre comer e se divertir e voltar pra casa com a sensação de que manteve um bom comportamento alimentar. E um bom comportamento alimentar, claro, é aquele que te favorece no dia seguinte, quando ninguém que estava na noite anterior pode melhorar a relação com a sua consciência.
Como todo ano, a equipe de Nutrição do Método Ravenna preparou algumas dicas e receitas para apoiar seus pacientes nesse período em que o apelo social em torno das comemorações pode ser uma ameaça para a celebração pessoal. A primeira dica é vigilância a todo momento. Na prática, isso significa fazer boas escolhas à mesa.
1) Toda ceia oferece opções, então prefira frutas, laticínios magros, carnes brancas e saladas.
2) Caso esteja priorizando o emagrecimento, evite bebida alcoólica, pois o álcool desvia a rota de queima de gordura. Prefira bebidas lights como: Mentiroska (50 g de frutas + bebida gaseificada com sabor neutro) e Mojito sem álcool.
3) Alimente-se antes de sair de casa.
4) Priorize a refeição principal aos petiscos. As entradas levam à distração na medida. Ao servir-se da refeição principal, ocupe apenas o centro do prato e evite repetir.
5) Desvie o foco da comida. Dance, converse e aproveite o clima de confraternização.
6) Tente ficar longe da mesa de refeições e buffets;
7) Não acumule sobras de alimentos no domicílio (congele ou distribua); nem leve sobras para sua casa.
8) Hidrate-se adequadamente com 3 a 4 litros de líquidos por dia.

9) Mantenha sua rotina de atividade física para controle regular do peso corporal.

10)  Num dia de praia, priorize lanches como queijo coalho ou picolé de fruta sabor limão.

Receitas que podem colaborar para o período festivo:
Peru ao molho de laranja.
-- 120 g de peru
-- 1 colher de chá de azeite de oliva extra virgem
-- Cebola a gosto
-- 40 ml de suco de laranja
Modo de preparo: Tempere o peru com condimentos a gosto, leve ao forno, asse e fatie em seguida. Em uma panela, aqueça o azeite, a cebola e a laranja. Leve ao fogo para adquirir sabor. Depois de pronto, sirva sobre o peru. Rende 1 medida como proteína do prato principal.

Arroz de couve-flor.
-- 60g de couve-flor cozida
-- ½ dente de alho
-- 1 fio de azeite de oliva
-- 1 colher de sobremesa de salsa
Modo de preparo: Cozinhe a couve-flor a vapor. Pique o couve-flor. Amasse o alho e reserve. Em uma panela adicione o azeite de oliva e o alho e deixe dourar, após acrescente a couve-flor picada e a salsa e misture os ingredientes. Rende 1 medida para acompanhamento.

Melancia em cubos de hortelã.
-- 200g de melancia (1 medida)
-- Hortelã fresca picada
Modo de preparo: Corte a melancia em cubos e adicione à hortelã picada, leve a geladeira e consuma gelado. Rende 1 medida. Consumir na sobremesa ou nos asteriscos de 1 medida de fruta.

Mosaico natalino de gelatina.
-- 2 caixas de gelatina diet de cores vermelha e verde
-- 1 caixa de creme de leite light
-- 1 envelope de gelatina sem sabor
Modo de preparo: Faça a gelatina e leve para a geladeira. Quando estiver bem firme, corte em quadrinhos e transfira para um recipiente maior. Bata no liquidificador o creme de leite light e a gelatina sem sabor hidratada. Coloque esse creme por cima na gelatina colorida e leve para a geladeira por mais 40 minutos. Sirva em taças. Consumir 1 pote (150g) no lanche da tarde.

Mojito sem álcool.
-- 8 folhas de hortelã
-- Suco de meio limão
-- Completar com suco de limão
-- Bastante Gelo
-- Água com gás ou refrigerante zero sabor limão + 100 ml de água de coco

Macerar os ingredientes como para um mojito padrão. Adicionar a água gaseificada e água de coco. Capriche com hortelã e gelo para refrescar. Servir como refresco para hidratação, até 2 copos (200 ml) nos dias quentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário