segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

BEBER MUITO EM POUCAS HORAS PREJUDICA A IMUNIDADE, MOSTRA ESTUDO...

FONTE: *** Jairo Bouer (doutorjairo.blogosfera.uol.com.br).

Beber grandes quantidades de álcool em pouco tempo prejudica o sistema imunológico de forma significativa, segundo um estudo da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos.

Um experimento mostrou que, algumas horas depois de beber quatro ou cinco doses de vodca, adultos jovens ficaram com o sistema imunológico menos ativo em comparação com o período anterior à bebedeira.

Já foi comprovado que beber muito aumenta o risco de quedas, fraturas, queimaduras, ferimentos a bala e acidentes de carro. Cerca de um terço dos pacientes hospitalizados devido a traumas apresentam algum teor de álcool no sangue.

Mas, segundo os autores do estudo, liderados por Majid Afshar, além de aumentar o risco de lesões, o consumo excessivo de álcool prejudica a capacidade do organismo de se recuperar delas. Ou seja: a perda de sangue aumenta, as feridas demoram mais para cicatrizar e os pacientes são mais propensos a pegar pneumonia e infecções hospitalares.

O “binge drinking”, ou “beber pesado episódico”, é caracterizado pelo consumo de mais de quatro doses, para homens, ou cinco doses, para mulheres, em cerca de duas horas. Nos Estados Unidos, um a cada seis adultos consome álcool dessa forma todo fim de semana.

A equipe contou com oito mulheres e sete homens com idade média de 27 anos. Eles beberam o suficiente para definir um episódio de “binge drinkinkg”. Eles tiveram amostras de sangue coletadas 20 minutos, duas horas e cinco horas após o pico de intoxicação por álcool.

Segundo Afshar, nos primeiros 20 minutos após o nível máximo de intoxicação, os voluntários apresentaram aumento da atividade do sistema imunológico – uma reação do organismo à bebida. Entre duas e cinco horas depois, no entanto, o efeito foi justamente o contrário: a imunidade diminuiu. Os resultados foram publicados na revista científica Alcohol.

Dá para concluir que uma única bebedeira predispõe o organismo a doenças. Imagine o que acontece para quem repete o ritual todo sábado e ainda nas festas que caem no meio da semana?

Sobre o autor.

Jairo Bouer é médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com residência em psiquiatria no Instituto de Psiquiatria da USP. A partir do seu trabalho no Projeto Sexualidade do Hospital das Clínicas da USP (Prosex), passou a focar seu trabalho no estudo da sexualidade humana. Hoje é referência no Brasil, para o grande público, quando o assunto é saúde e comportamento jovem, atendendo a dúvidas através de diferentes meios de comunicação.

Sobre o blog.
Neste espaço, Jairo Bouer publica informações atualizadas e opiniões sobre saúde, sexo e comportamento.


                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário