quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

CONTROLE O CONSUMO EXCESSIVO DE PRATOS GORDUROSOS NO FIM DO ANO...

FONTE: Yuri Abreu, TRIBUNA DA BAHIA.
As festas de fim de ano são um prato cheio para aqueles que adoram fugir da dieta e se entregar às tentações do período. Afinal, quem resiste a tantas confraternizações de trabalho e reuniões familiares onde sempre há uma mesa farta esperando? No entanto, alguns cuidados têm que ser tomados para evitar que aquela farra no dia anterior possa se tornar um verdadeiro transtorno depois, principalmente para àqueles que sofrem de doenças como diabetes, hipertensão e colesterol.
O consumo excessivo de carne de porco, a ausência de fibras, o abuso de doces, carboidratos e ingestão desmedida de álcool são comuns nesta época do ano, mas podem comprometer o esforço dos meses anteriores. O cardiologista e superintendente do Hospital da Bahia, Jadelson Andrade, explica os motivos que levam as pessoas a consumirem esses alimentos e em grande quantidade nos festejos de final de ano. “Estamos em uma época em que vivemos um clima de libertação e de expectativas para ano que chega e, naturalmente, as pessoas mudam a sua rotina, passam a consumir alimentos mais gordurosos e que não estão normalmente na dieta do dia a dia”, comentou.
No entanto, o médico alerta para os riscos que as pessoas correm ao ingerir esses alimentos em excesso. “Temos que ter um cuidado especial nestes 10 dias que antecedem o Natal e vai até o Réveillon, para que uma noite de festa, de confraternização, não se torne um momento desagradável na emergência de um hospital. Os hipertensos, por exemplo, devem evitar o uso exagerado de alimentos com alto teor de sal, além do álcool, o que pode elevar bastante a pressão arterial”, disse Andrade. Para os diabéticos, a dica é evitar os doces e também o consumo de álcool, o que, para o médico, ajuda a controlar as taxas de glicemia no sangue. Quanto àqueles que têm colesterol alto e para aquelas pessoas que já passaram por alguma cirurgia do coração, como a angioplastia, por exemplo, a recomendação é de que também haja moderação na alimentação neste período do ano, a fim de evitar problemas como a arritmia cardíaca, um distúrbio no batimento ou do ritmo do coração.
Mas, e se a tentação falar mais alto e bater aquela vontade de comer um peru no Natal ou um pernil? Deve-se evitar estes e outros alimentos de qualquer maneira? “Se a vontade for muito grande e a pessoa não conseguir resistir, ela pode comer, mas em pouca quantidade. Se for comer o peru, retire a pele, pois é lá que onde está grande parte da gordura. Contudo, o que aconselho a elas é que consumam alimentos leves como saladas, grelhados, frutas, além de que se hidratem muito, uma vez que vivemos em um país tropical e as comidas que geralmente vemos em nossas mesas esta época do ano têm origem nas regiões frias, como os Estados Unidos e a Europa”, alerta o médico, que ainda aconselha às pessoas que fazem uso de medicação para controlar os sintomas da hipertensão, diabetes e colesterol, manter o hábito. Segundo Andrade, é normal que nesta época do ano as pessoas, além de exagerarem na comilança, esqueçam de manter os cuidados com a saúde.

SEMPRE ATENTOS.
Nas ruas, as pessoas, apesar das tentações das festas de fim de ano, sabem o que podem ou o que não podem fazer para não ter problemas posteriormente. “Eu como um pouco de cada coisa nas festas de fim de ano. Às vezes é normal a gente relaxar mesmo. Mas no meu caso, que tenho colesterol alto, não me descuido e sempre tomo a medicação recomendada”, disse a aposentada Maria Ligia Bandeira. 
A também aposentada Juraci Cavalcanti não resiste aos salgadinhos e às farofas. “Mas tudo sem exageros. O olho não pode ser maior que a boca”, afirma ela, que sofre de hipertensão e diabetes. Já o advogado e padre Antônio Martins, que também é diabético e hipertenso, toma seus cuidados. “Eu procuro evitar bebidas que contenham açúcar em sua composição, além de comer alimentos com baixo de teor de sal e gordura. Mas nesta época do ano eu costumo beber um pouco de vinho e champanhe”, contou.


PARA OS MAIS NOVOS.
O cardiologista Jadelson Andrade também faz um alerta, principalmente aos mais jovens, quanto aos abusos, não só no uso do álcool quanto do cigarro. “Eles geralmente pensam que não estão vulneráveis aos problemas que o uso de álcool pode causar e constantemente misturam estimulantes aos seus drinques para ficar mais animados. E, aliados a isso, muitos deles fumam. Isso pode causar, a longo prazo, além de outros problemas, alguns mais sérios como arritmias cardíacas. Já vemos muito, nas emergências dos hospitais, jovens com queixas neste sentido”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário